Nuno Mendes, o futuro dono da lateral esquerda dos leões

Nuno Mendes, recentemente promovido por Rúben Amorim ao plantel sénior dos leões, tem tudo para ser o primeiro grande lateral esquerdo formado em Alcochete. 

Nascido a 19 de junho de 2002, Nuno Alexandre Tavares Mendes, começou a praticar futebol federado no Futebol Clube Despertar, em Casal de Cambra, com nove anos de idade. Contudo, bastou uma temporada para “despertar” o interesse do Sporting e, aos 10 anos de idade, Nuno Mendes já vestia de verde e branco. Após esta mudança de clube, o lateral nunca mais saiu de Alcochete e por lá se afirmou como uma grande promessa.

Na temporada transata, Nuno Mendes realizou 21 jogos pelos sub-17 e o alto nível apresentado valeu-lhe uma chamada de Marcel Keizer para fazer a pré época no inicio da corrente temporada. Esta época, o internacional sub-19 por Portugal, já realizou 17 jogos pela equipa de sub-23 dos leões, onde registou um golo e três assistências.

Pela seleção nacional, entre os sub-16 aos sub-19, Nuno Mendes já defendeu a seleção das quinas por 14 ocasiões, repartidas pelos vários escalões.

De momento, Nuno Mendes é uma das pérolas que Rúben Amorim chamou para treinar com a equipa sénior nesta espécie de pré época realizada antes do regressar do campeonato. A aposta na formação foi uma das razões pela qual Rúben Amorim foi escolhido como técnico e isso pode favorecer o lateral esquerdo. Com os leões já sem grandes objetivos, Nuno Mendes pode se estrear pela equipa principal ainda esta época. Quer seja em 4-3-3 (tática normalmente utilizada pelo Sporting) ou em 3-4-3 (sistema de eleição de Rubén Amorim), o jovem português pode assentar que nem uma luva em ambos os sistemas. No primeiro, jogará como defesa esquerdo, posição que está mais que habituado e no segundo jogará um pouco mais adiantado no terreno e ficará encarregue de todo o corredor esquerdo dos leões, algo que não deverá ser problema graças à sua grande resistência.

Um bom pé esquerdo, uma inteligência acima da média, forte fisicamente (com um metro e oitenta e quatro de altura) e um grande pulmão são características que definem Nuno Mendes, que, como já foi referido, consigo tem tudo para ser o primeiro grande lateral esquerdo made in Alcochete.

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.