Bayern reforça a liderança no “Der Klassiker”

Jogo grande na jornada 28ª jornada da Bundesliga, talvez o maior do que resta disputar do campeonato alemão, com o Bayern Munique a deslocar-se ao terreno do Borussia Dortmund, primeiro contra segundo classificado.

O Signal Iduna Park não pôde apresentar o seu icónico muro amarelo, parte dos incríveis ambientes que os adeptos do Dortmund nos têm habituado, especialmente em jogos de destaque como este.

A pressão estava certamente do lado da equipa da casa, na perseguição à liderança do campeonato, quatro pontos atrás dos bávaros. Refletiu-se este desejo de reduzir a diferença na entrada da partida com uma boa entrada do Dortmund, que teve a primeira grande ocasião da partida.

Contudo, o Bayern deu continuidade à sua forma vencedora, que já durava desde muito antes da paragem do futebol, e estabeleceu-se como a força dominante na partida, controlando os tempos do jogo e posicionando-se de forma segura e confiante em campo.

Algumas chances de parte a parte e transições rápidas marcaram a primeira parte, com poucas oportunidades evidentes de golo, à exceção de um corte em cima da linha a um remate de Gnabry.

O herói improvável acabou por ser o médio defensivo (ou lateral por vezes) Joshua Kimmich, com um golo soberbo nos últimos minutos da segunda parte, um belo chapéu de fora da área sobre Burki que ainda tocou na bola, mas sem sucesso.

Borussia Dortmund v FC Bayern Muenchen - Bundesliga : Fotografia de notícias

O Dortmund nunca cedeu ao longo do segundo tempo, obrigando o Bayern a manter-se alerta e competente na defesa, algo que não foi problema para a equipa de Hansi Flick.

Continuaram a existir algumas chances para o Dortmund, especialmente por remates de meia distância, contudo o Bayern esteve mais perto do golo do que os seus adversários, mesmo enquanto geria a partida em defesa da sua vantagem.

Algumas das estrelas habituais do Dortmund não conseguiram fazer a diferença na partida, nomeadamente Haaland que foi titular mas saiu lesionado e Sancho que foi suplente utilizado na segunda parte.

A experiência e maturidade do Bayern Munique prevaleceram no fim, com a equipa a manter a sua compostura durante o resto da partida, face ao crescente desespero e impotência do Dortmund.

Resultado final: Borussia Dortmund 0:1 Bayern Munique. Dificilmente os campeões cedem o seu título, aumentando a vantagem para sete pontos, na busca da oitava Bundesliga consecutiva.

José Horta

Não nasci a gostar de futebol, mas quando comecei nunca mais quis outra coisa. Algarvio de nascença mas adepto do futebol para além daquele que se joga na praia. Sempre atento aos contornos e novidades do "Desporto Rei", "Beautifull Game" ou lhe quiserem chamar. Aluno universitário de Ciências da Comunicação na FCSH.