Champions obrigatória para conquistar a Bola de Ouro?

Muitas das vezes é dito que para ganhar o prémio de melhor jogador do mundo, é necessário venceres a maior prova de clubes do mundo. Neste artigo procuramos saber se vencer a Liga dos Campeões é sinónimo de ganhar a Bola de Ouro. Será possível vencer a Bola de Ouro sem levantar a orelhuda? É algo que acontece com frequência? Esta é a “Curiosidade” desta semana.

Para responder às perguntas acima feitas, analisaremos ao pormenor os vencedores da Champions League e do Ballon d’Or dos últimos 20 anos (1999-2019).

  • 1999

Vencedor da Bola de Ouro: Rivaldo (Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: Manchester United

Neste ano, o brasileiro Rivaldo foi consagrado como melhor jogador do mundo, contudo foram os vermelhos de Manchester que venceram a orelhuda, após uma final épica frente ao Bayern de Munique. O Barcelona de Rivaldo ficou-se pelo terceiro lugar na fase de grupos, curiosamente atrás de Manchester United e Bayern de Munique, os finalistas da prova nesse ano.

  • 2000

Vencedor da Bola de Ouro: Luís Figo (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid

Na primeira Champions League do século, os Los Blancos de Luís Figo foram os melhores e acabaram por vencer a competição.

  • 2001

Vencedor da Bola de Ouro: Michael Owen (Liverpool)

Vencedor da Liga dos Campeões: Bayern de Munique

Numa final decidida nos penaltis entre o Bayern e os espanhóis do Valencia, os bávaros levaram a melhor. Enquanto isso, a equipa de Anfield, do então jovem Michael Owen, nem participou na Liga dos Campeões, contudo, acabou por vencer a Taça UEFA, agora conhecida como Liga Europa.

  • 2002

Vencedor da Bola de Ouro: Ronaldo (Inter)

Vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid

Marcada pelo golaço de Zidane ao Bayer Lerverkusen, a final do Champions de 2002 sorriu ao Real. Contudo, o Bola de Ouro desse ano foi Ronaldo, o “Fenómeno”, não participou na maior prova de clubes da europa, mas na Taça UEFA, o brasileiro ficou pelas meias finais. No entanto, foi a figura principal do Mundial de 2002 e nesse verão as boas prestações na prova valeram-lhe uma transferencia para os mais recentes detentores da Liga dos Campeões, o Real Madrid.

  • 2003

Venced0r da Bola de Ouro: Pavel Nedved (Juventus)

Vencedor da Liga dos Campeões: AC Milan

Final 100% italiana em 2003, com os Milaneses a levarem a melhor sobre a Juventus, fazendo com que Nedved e companhia ficassem pela final.

  • 2004

Vencedor da Bola de Ouro: Andriy Shevchenko (Milan)

Vencedor da Liga dos Campeões:  FC Porto

A Liga dos Campeões veio para Portugal em 2004. Para o ucraniano Shevchenko, o seu Milan ficou pelos quartos de final da prova maior dos clubes europeus, onde, numa eliminatória espectacular frente ao Deportivo, os espanhóis acabaram por levar a melhor (4-5 no conjunto das duas mãos).

  • 2005

Vencedor da Bola de Ouro: Ronaldinho (Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: Liverpool

Noite mítica em Istanbul, com o Liverpool a vencer os italianos do Milan nos penaltis, após estarem a perder por 3 bolas a 0 ao intervalo. Ronaldinho e companhia ficaram pelos oitavos de final da prova, onde caíram aos pés dos Blues de Stamford Bridge.

  • 2006

Vencedor da Bola de Ouro: Fabio Cannavaro (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Barcelona

Barcelona de Eto’o e Ronaldinho vence na final o Arsenal de Henry e Ljungberg. O Real Madrid do Campeão do Mundo pela Itália (Fabio Cannavaro) ficou pelos oitavos de final após perderem por 1-0 no conjunto das duas mãos contra os finalistas ingleses.

  • 2007

Vencedor da Bola de Ouro: Kaká (AC Milan)

Vencedor da Liga dos Campeões: AC Milan

Os italianos aproveitaram, passados dois anos, para se vingarem da final de Istanbul; nesta o Milan acabou por vencer o Liverpool por 2 bolas a 1 e ainda serviu para Kaká fazer uma assistência antes de levantar a orelhuda.

  • 2008

Vencedor da Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo (Manchester United)

Vencedor da Liga dos Campeões: Manchester United

Mítica final em Moscovo (onde Cristiano marcou) pôs frente a frente dois gigantes do futebol inglês, o Manchester United e o Chelsea. A final foi a penaltis e, apesar de CR7 ter falhado a sua grande penalidade, o português chegou mesmo a vencer a Liga dos Campeões.

  • 2009

Vencedor da Bola de Ouro: Lionel Messi (FC Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: FC Barcelona

Final entre o Manchester de Cristiano Ronaldo e o Barça de Lionel Messi, onde o argentino acabou por levar a melhor (venceu por 2-0) e por levantar a Champions.

  • 2010

Vencedor da Bola de Ouro: Lionel Messi (FC Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: Inter de Milão

A epopeia fascinante de José Mourinho ao serviço do seu tão acarinhado Inter, que venceu na final o Bayern de Munique, em Santiago Bernabéu, por 2 bolas a zero. O Inter de Mourinho acabou também por tombar o Barcelona de Lionel Messi nas meias finais da prova.

  • 2011

Vencedor da Bola de Ouro: Lionel Messi (FC Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: FC Barcelona

Novamente frente ao Manchester United, desta vez sem Cristiano Ronaldo, o Barcelona de Lionel Messi volta a vencer a competição.

  • 2012

Vencedor da Bola de Ouro: Lionel Messi (FC Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: Chelsea

Primeira Liga dos Campeões conquistada pelo clube londrino, onde nos penaltis levaram a melhor frente aos bávaros do Bayern de Munique. Lionel Messi e companhia ficaram pelas meias finais onde cairam aos pés dos vencedores da prova.

  • 2013

Vencedor da Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Bayern de Munique

Os alemães dominaram a final de 2013, onde o Bayern levou a melhor com um golo ao cair do pano de Arjen Robben frente aos amarelos do Borussia Dortmund. O português ficou com os Los Blancos nas meias finais da prova, após perderem frente ao Dortmund.

  • 2014

Vencedor da Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid

Derby de Madrid na capital portuguesa; apesar de se registar um empate no fim do tempo regulamentar, o Real acabou por golear os rivais no prolongamento, fazendo com que conquistassem a prova.

  • 2015

Vencedor da Bola de Ouro: Lionel Messi (FC Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: FC Barcelona

Dois gigantes do futebol mundial disputaram a final de 2015, o Barça e a Juve. A vitória por 3-1 foi suficiente para Lionel Messi e companhia levantarem a orelhuda.

  • 2016

Vencedor da Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid

Novamente frente ao Atletico de Madrid, o jogo voltou a ir a prolongamento, só que desta feita, os merengues apenas conseguiram conquistar a prova nas grandes penalidades.

  • 2017

Vencedor da Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid

Cristiano Ronaldo foi o MVP desta final em Cardiff, frente à Juve, após marcar dois golos e ajudar a equipa a conquistar a prova.

  • 2018

Vencedor da Bola de Ouro: Luka Modric (Real Madrid)

Vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid

Dez anos depois, a dinastia Messi e Ronaldo é interrompida pelo médio croata, que ergueu a Bola de Ouro após vencer a Liga dos Campeões com o Real frente ao Liverpool, no último jogo de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid.

  • 2019

Vencedor da Bola de Ouro: Lionel Messi (FC Barcelona)

Vencedor da Liga dos Campeões: Liverpool FC

No ano anterior tinha sido finalista vencido, mas em 2019 o Liverpool acabou mesmo por ganhar a Champions, num jogo em que venceram os Spurs por duas bolas a zero. Contudo, o vencedor da Bola de Ouro, Lionel Messi, acabou por ficar nas meias finais, após a remontada histórica do Liverpool em Anfield.

Conclusão

Vencedor da Bola de Ouro/Vencedor da Liga dos Campeões: 10 ocasiões (2000/2007/2008/2009/2011/2014/2015/2016/2017/2018)

Vencedor da Bola de Ouro/Finalista vencido da Liga dos Campeões: 1 ocasião (2003)

Vencedor da Bola de Ouro/Meia final da Liga dos Campeões: 4 ocasiões (2010/2012/2013/2019)

Vencedor da Bola de Ouro/ Quartos de final da Liga dos Campeões: 1 ocasião (2004)

Vencedor da Bola de Ouro/ Oitavos de final da Liga dos Campeões: 2 ocasiões (2005/2006)

Vencedor da Bola de Ouro/Fase de grupos da Liga dos Campeões: 1 ocasião (1999)

Vencedor da Bola de Ouro/ Vencedor da Taça UEFA: 1 ocasião (2001)

Vencedor da Bola de Ouro/ Meia final da Taça UEFA: 1 ocasião (2002)

Em suma, é possível verificar que vencer a Liga dos Campeões é uma grande ajuda no que toca a conquistar a Bola de Ouro; cada vez mais, para se conquistar a Bola de Ouro é necessário ter um percurso bastante notório na Liga dos Campeões, ao contrário do que acontecia anteriormente, que um jogador poderia nem mesmo participar na maior prova de clubes europeus e  mesmo assim tinha a possibilidade de ganhar o maior troféu individual que o jogador pode alcançar, algo que hoje em dia, seria completamente impossível.

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.