“Ao intervalo, O’Shea não conseguia respirar”

Cristiano Ronaldo e Rio Ferdinand. Dois dos maiores nomes do Manchester United de Sir Alex Ferguson e dois dos melhores jogadores deste século. Juntos, pelos Red Devils, venceram três Supertaças inglesas, um Mundial de clubes, duas Taças da Liga Inglesa, uma Taça de Inglaterra, três Premier Leagues e uma Liga dos Campeões, em 2008.

Contudo, a relação entre eles começou bem mais cedo, em 2003, em Alvalade. Em entrevista às paginas Unisport Oh My Goal, Rio Ferdinand recorda o amigável realizado entre o Sporting Clube de Portugal e o Manchester United, que inauguraria o novo Estádio José de Alvalade.

Antes do início da partida, Rio confessou que os jogadores do clubes inglês não conheciam muito sobre a equipa portuguesa. No entanto, com o decorrer do jogo, um jogador destacou-se, era um jovem português, de seu nome Cristiano Ronaldo. Ferdinand confessa, “Ao intervalo, no balneário, o John O’Shea estava de cabeça baixa e ofegante, ele não conseguia respirar. Só pensávamos ‘Mas o que é que este rapaz (Ronaldo) lhe fez (O’Shea)?’. Mas naquele dia, ele (Ronaldo) foi brilhante. Foi bom ver um jovem tão espontâneo, com tantas fintas e a entusiasmar tanto o público”.

Cristiano Ronaldo também se pronunciou sobre estas palavras de Ferdinand e disse “Joguei bem naquele jogo e no fim, o Sir Alex Ferguson veio falar comigo e disse “Amanhã vens treinar connosco.”. Fiquei nervoso e a tremer, mas foi bom, foi uma fantástica surpresa.”

De facto, Sir Alex Ferguson parecia já estar decidido a avançar para a contratação do jovem, mas como se não bastasse, Ferdinand ainda afirmou “Depois do jogo, fomos todos tentar convencer o Sir Alex Ferguson e o Carlos Queiroz (na altura treinador adjunto dos Red Devils) para assinar com o rapaz. Nunca tinha visto um jovem a fazer uma performance tão boa.”

Três dias após o jogo em Alvalade, lá estava o jovem português que tantos problemas causou a John O’Shea, no Teatro dos Sonhos em Manchester, para assinar com os Reds, e o resto? O resto você já conhece bem.

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.