Primeira Liga 2020/21 com previsão de começar a meio de setembro; Segunda Liga começa mais cedo

Os clubes das duas competições profissionais nacionais, Primeira e Segunda Liga, estiveram esta quinta-feira reunidos na sede da Liga Portugal, no Porto, com vista a discutir a possível calendarização da próxima temporada.

Desta reunião, não saiu qualquer data definitiva para o arranque da temporada 2020/21, mas saiu sim um esboço que irá agora ser estudado, para de seguida ser submetido à aprovação da Assembleia Geral.

Por agora, a ideia passa por iniciar a Primeira Liga 2020/21 a meio de setembro, mas sempre depois da realização da Supertaça, que irá opor FC Porto e Benfica, a ser jogada nos primeiros dias desse mês. Tanto o dia 12, como o dia 20 – este último uma hipótese mais remota, mas não descartada – estão em equação para esse início.

No entanto, antes de se iniciar a principal competição de clubes portuguesa, está previsto o início da Segunda Liga, sendo a ideia que esta comece entre o dia 15 e 31 de agosto. Segundo avança esta sexta-feira o diário desportivo A Bola, esta previsão não terá agradado por completo a alguns dos clubes que irão participar na competição e que estiveram presentes na reunião.

A mesma fonte avança que antes da Supertaça e dos inícios da Primeira e Segunda Liga, a bola começará a rolar oficialmente cedo em Portugal, mais propriamente com a Taça da Liga. A Bola avança que esteve em cima da mesa esta competição não se realizar face ao calendário apertado que existirá, devido à pandemia de covid-19, mas que “no fim ficou acordado que se manteria no calendário, desde que os interesses dos clubes fossem defendidos”.

Assim sendo, há agora a possibilidade de a próxima edição desta competição ser realizada sem fase de grupos, como vinha sendo habitual até então, sendo os quatro finalistas – quem participará na final four – decididos através de um sistema de jogos a eliminar, a serem realizados em contarrelógio. A ideia passaria por realizar estes encontros na primeira quinzena de agosto, mas caso isso não seja possível, a hiótese de manter a fase de grupos permanece em cima da mesa.

Contudo, há que ter em conta que todas estas datas que foram esta quinta-feira apresentadas são ainda um esboço, sendo necessário o seu estudo e consequentemente aprovação por parte da Assembleia Geral.

 

Fonte da Imagem: Twitter Liga Portugal

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.