FC Porto vence em Tondela e fica muito perto de se sagrar campeão

Em jogo da 31° jornada da I Liga, o FC Porto deslocou-se a Tondela para vencer a formação local por 3-1. Os golos foram todos apontados na segunda parte.

Os “azuis e brancos” vinham de três triunfos consecutivos e em tinham a motivação extra de poderem ficar a apenas uma vitória, (ou derrota do Benfica), do título de campeão nacional. Já o Tondela chegava a esta partida a precisar de somar pontos para se distanciar da zona de despromoção, uma vez que havia perdido três dos quatro jogos anteriores.

O técnico dos dragões, Sérgio Conceição apostou no mesmo onze inicial que goleou o Belenenses SAD por 5-0, na semana passada. Já Natxo Gonzalez promoveu duas alterações na formação beirã, entrando Ricardo Alves e Jaquité, para os lugares de Filipe Ferreira e Ronan.

O encontro começou vivo, com os dois conjuntos à procura do golo, e aos 12 minutos, após um cruzamento de Corona, Moussa Marega cabeceou para uma grande defesa de Babacar.

Até ao final do primeiro tempo, as equipas continuaram a jogar ao ataque, mas sem conseguirem criar ocasiões de perigo.

Na segunda parte, o FC Porto entrou com muita intensidade e inaugurou o marcador logo aos 48′. Alex Telles cobrou um canto na esquerda e Danilo cabeceou para o fundo da baliza da turma da casa, aproveitando uma má abordagem ao lance por parte do guarda-redes “beirão”.

Aos 65′, Marega surge isolado em frente a Babacar após um grande passe de Corona e coloca a bola fora do alcance do guardião do Tondela, fixando o resultado em 0-2.

Oito minutos depois, Uribe derrubou Jonathan Toro dentro da área “azul e branca” e Fábio Veríssimo assinalou grande penalidade. Chamado a converter, Ronan não perdoou, reduzindo para 1-2.

O Tondela procurava chegar ao empate, mas esbarrava sempre em Marchesín, que fez uma grande exibição.

Já no tempo de compensação, Filipe Sampaio fez falta sobre Marega na área e o juiz da partida assinalou o castigo máximo. Chamado a executar, o jovem Fábio Vieira aumentou a vantagem portista, fazendo o segundo golo pela equipa principal.

O FC Porto é lider isolado da Primeira Liga, agora com 76 pontos e pode até festejar hoje o título, caso o SL Benfica perca em Famalicão. O Tondela ocupa o 15° lugar, com 30 pontos, mais três do que o Portimonense, – que é o primeiro emblema da zona de despromoção-, quando faltam três jornadas para o final do campeonato.

Fonte da imagem: Twitter Liga Portugal

Rui Simão da Costa

Um jovem de 24 anos, natural de Coimbra, reunindo através do jornalismo desportivo, o gosto pela escrita e pelo futebol.