Rúben Amorim nem será considerado treinador adjunto a nível oficial

Arrancou esta segunda-feira às 9:30h o curso 1 do UEFA Pro, que motivou, desde logo, muitas queixas devido aos treinadores que se encontram em funções terem dificuldades com o horário pelo mesmo não ser em pós-laboral. O curso 2 irá começar no dia 10 de Agosto. Os cursos de níveis seguintes vão sendo repartidos ao longo dos meses até 30 de Março pelas datas a designar pela FIFA.

Ora, segundo uma nova lei, um treinador de 4.º grau só pode ter como adjunto um técnico de 3.º grau. Infelizmente para Rúben Amorim, o mesmo não vai poder ser inscrito como treinador adjunto de Emanuel Ferro (registado como treinador da equipa principal do Sporting CP, detentor do nível 4 da UEFA). Isto porque Rúben Amorim é apenas detentor do segundo nível, tendo interrompido o curso UEFA A, para o qual se inscreveu, na Irlanda do Norte, devido à pandemia de Covid-19.

Aliás, esta foi a razão que levou Rúben Amorim a que não se tenha inscrito no curso UEFA Pro administrado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No entanto, Filipe Celikkaya, novo técnico da equipa B dos leões, fará parte desse grupo juntamente com outros 39 treinadores admitidos pela FPF, onde também se encontram Artur Jorge (SC Braga), Carlos Pinto (Chaves), Álvaro Pacheco (Vizela), Sérgio Vieira (Farense), Filipe Anunciação e Franclim Carvalho (adjuntos Belenenses SAD), Luís Morgado (adjunto Santa Clara), Hugo Vicente (adjunto Famalicão) e Fernando Ferreira (adjunto Benfica).

Rúben Amorim terá, assim, que ser inscrito como parte da equipa técnica não lhe sendo reconhecido o estatuto de treinador adjunto a nível oficial.

 

Fonte Imagem: Twitter oficial Sporting CP

 

João Estanislau

Jornalista no site leonino.pt, sou licenciado em Comunicação Empresarial pelo ISCEM, tenho uma pós-graduação em Gestão e Marketing do Desporto pelo INDEG-ISCTE e encontro-me a frequentar outra em Director Técnico Desportivo para a Universidade Europeia. Sempre ligado ao futebol e à comunicação, pretendo partilhar contigo a minha visão do desporto rei. Fica atento!