Rúben Amorim, afinal, vai concluir o curso de nível 3

Apesar de sido mencionado que Rúben Amorim nem podia ser considerado treinador adjunto na próxima época, a verdade é que Rúben Amorim vai mesmo concluir o nível 3 do curso de treinadores na Irlanda do Norte (UEFA A)

Após terminar a época, vai mesmo acabar o curso na Irlanda do Norte onde o acesso e as candidaturas são mais flexíveis do que em Portugal. Estava previsto terminar em junho, em Belfast, mas a pandemia trocou-lhe as voltas e terá que ser no fim da época que irá concluir o grau 3.

Esse mesmo grau, permite a Rúben Amorim uma série de ações que não pode usufruir atualmente:  orientar equipas da Liga, ser mencionado nas fichas de jogo, comparecer nas ‘flash-interviews’ e dar instruções livremente aos jogadores.

Até agora, na equipa leonina, apenas Emanuel Ferro possui a habilitação máxima, sendo o mesmo, portanto, o treinador oficial dos leões e o único que está habilitado a desempenhar as funções descritas acima. Contudo, Rúben Amorim tem aproveitado paragens nos jogos para dar instruções à sua equipa e à forma como pretende que os jogadores desempenhem determinada função.

Nas competições europeias, o problema é ainda maior, pois as regras são mais restritivas. Rúben Amorim nem poderá sequer participar nas conferências de imprensa, mesmo que conclua o nível 3, ao contrário do que são as regras da Liga.

A verdade é que, todos reconhecem Rúben Amorim, ainda que de forma oficiosa, o principal técnico dos leões e que vai orientar esta quarta-feira o jogo entre FC Porto e Sporting CP que pode ditar um novo campeão nacional, caso os portistas consigam pontuar neste jogo.

 

Fonte Imagem: Twitter oficial Sporting CP

João Estanislau

Jornalista no site leonino.pt, sou licenciado em Comunicação Empresarial pelo ISCEM, tenho uma pós-graduação em Gestão e Marketing do Desporto pelo INDEG-ISCTE e encontro-me a frequentar outra em Director Técnico Desportivo para a Universidade Europeia. Sempre ligado ao futebol e à comunicação, pretendo partilhar contigo a minha visão do desporto rei. Fica atento!