Terminou a La Liga. Saiba quem vai à Europa e quem desce de divisão

A La Liga, principal escalão do futebol espanhol, terminou este domingo e ficaram assim definidos os lugares europeus, para a Liga dos Campeões e Liga Europa, com algumas surpresas à mistura, bem como os clubes que desceram à Segunda divisão espanhola.

O campeão, Real Madrid, foi a casa do aflito Leganés empatar a duas bolas – com mais um golo de Sérgio Ramos, o 11º da época no campeonato -, resultado que relegou a equipa da casa para o segundo escalão do futebol espanhol.

O Espanyol, de Raúl de Tomás, e o Mallorca irão fazer companhia ao Leganés na Segunda Liga. No caso do clube catalão, a descida era já conhecida, mas o clube de Mallorca precisava de uma vitória e de uma derrota do Celta de Vigo para se agarrar a um lugar na La Liga.

Contudo, o Mallorca empatou a duas bolas em casa do Osasuna e o Celta de Vigo empatou a zeros no terreno do já relegado Espanyol, fazendo assim as contas dos últimos lugares da tabela classificativa.

Do outro lado da tabela ficavam os lugares europeus, onde havia ainda alguns por decidir e onde até houve direito a algumas surpresas.

Os lugares que davam acesso à Liga dos Campeões eram aqueles onde havia menor aso a mudanças, estando já decidido quais as quatro equipas a ir à liga milionária. Real Madrid, Barcelona, Atlético Madrid e Sevilha representaram Espanha na principal competição de clubes europeia.

Já a luta pela Liga Europa e pelos seus três lugares de acesso estava bastante mais acesa. o Villarreal estava confortável no quinto lugar – venceu o Eibar por 4-0 – e já sabia que tinha direito a um desses lugares. Sobravam assim dois lugares, que poderiam ser ocupados pela Real Sociedad, Granada, Getafe ou Valência.

Na derradeira e última jornada, a Real Sociedade empatou a uma bola com o Atlético Madrid, o Getafe – que tinha sido a equipa sensação da liga espanhola na primeira volta – perdeu por 1-o no terreno do Levante, assim como o Valência na casa do Sevilha e o Granada goleou o Athletic Bilbao por 4-0.

Estes resultados deixaram a Real Sociedad no sexto lugar, o último que dá acesso direto à Liga Europa, e o Granada em sétimo, pelo que o clube de João Costa, Rui Silva – um dos melhores do ano da La Liga – e Domingos Duarte irá pela primeira vez às competições europeias. Já o Getafe e o histórico Valência terão uma época 2020/21 sem provas europeias.

Esta segunda-feira ficar-se-à a saber quem serão as quatro equipas a garantir o seu lugar no playoff de acesso à La Liga – Almería, Girona, Saragoça, Fuenlabrada, Elche e Rayo Vallecano estão na luta por esses quatro lugares -, numa altura em que o Cadiz e o Huesca já garantiram a subida direta ao principal escalão do futebol espanhol e irão lutar para decidir quem será o campeão da segunda divisão.

 

Fonte da Imagem: Twitter La Liga

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.