O prodígio defensivo que Klopp quer já, Ozan Kabak

Recentemente, Dejan Lovren abandonou os campeões ingleses, abrindo uma vaga para o setor defensivo central dos “reds”, onde Virgil Van Dijk é a figura incontestável durante mais alguns anos, com Joe Gomez (boas indicações e promissor mas ainda em desenvolvimento) e Joel Matip (opção sólida mas não um titular garantido, com lesões frequentes) a completarem o resto das opções do Liverpool.

Jurgen Klopp já tem o seu alvo definido para o setor defensivo, pois com várias competições no horizonte do clube e algumas fragilidades nas outras opções para central é necessário contratar, e bem. Ozan Kabak é o homem eleito e ao que tudo aponta, deverá ser uma prioridade definitiva para este breve mercado de verão dos “reds”.

O central turco impressionou imenso esta temporada, brilhando ao lado de várias jovens estrelas de um FC Schalke 04 repleto de jovem talento, contudo Kabak foi um dos principais elementos deste conjunto.

Formado no Galatasaray, clube do seu país de origem, fazendo a sua estreia pelo clube em 2018 e conquistando a titularidade na primeira metade da época 2018/19, ainda aos 18 anos. No mercado de inverno, o VfB Estugarda investiu 11 milhões na sua aquisição, reconhecendo logo o seu valor.

Contudo, a sua estadia na Alemanha sofreu uma rápida alteração durando apenas outra meia temporada num clube e assinando pelo FC Shalke 04 no mercado de verão da época 2019/20, desta vez a troco de 15 milhões, após 15 partidas disputadas na Bundesliga e duas no play-off de despromoção.

Na sua época de estreia pelo Schalke 04, disputou 28 partidas em todas as competições, marcando três golos e assistindo um, com apenas quatro cartões amarelos. No passado mês de novembro fez também a sua estreia pela equipa principal da Turquia, com apenas 19 anos de idade.

Imagem
Fonte da imagem: Twitter – @TheAnfieldBuzz

Um central completo com alguma polivalência pela sua capacidade de jogar a médio defensivo e lateral direito, contudo são apenas opções de recurso para quem o treinar. O jovem turco demonstra um físico incrível, com 1,86m de altura, 86 kg e uma boa acelaração. Os duelos são a sua praia, tal como a capacidade de transporte e circulação, tem uma boa capacidade de passe e um bom drible, algo importante no sistema de Klopp. Uma pérola por lapidar, mas certamente capaz de brilhar imenso no futuro.

Aos 20 anos de idade, a transferência parece iminente para este central a dar os primeiros passos nos grandes palcos europeus do futebol. Terá aqui o Liverpool o sucessor de Virgil Van Dijk?

 

Fonte da imagem de capa: @AnfieldEdition

José Horta

Não nasci a gostar de futebol, mas quando comecei nunca mais quis outra coisa. Algarvio de nascença mas adepto do futebol para além daquele que se joga na praia. Sempre atento aos contornos e novidades do "Desporto Rei", "Beautiful Game" ou lhe quiserem chamar. Aluno universitário de Ciências da Comunicação na FCSH.