Oficial: Carlos Carvalhal é o novo treinador do SC Braga

Clube minhoto já emitiu um comunicado à CMVM a confirmar a chegada a acordo com o técnico português de 54 anos.

Após ter comandado o Rio Ave até à quinta posição da Primeira Liga e, consequentemente, à disputa da segunda pré-eliminatória da Liga Europa com a máxima pontuação da história do emblema de Vila do Conde na época que recentemente terminou, Carlos Carvalhal parte agora para um novo desafio.

O treinador está assim de regresso a Braga, cidade de onde é natural, e retorna também ao clube que já havia representado enquanto jogador e orientado brevemente na temporada 2006/07. O contrato assinado tem a duração de dois anos.

Eduardo também estará presente na nova equipa técnica dos minhotos. O campeão europeu pendurou as luvas no passado sábado, mas abraça agora um novo projeto enquanto treinador de guarda-redes e coordenador da Escola de Guarda-redes do Braga.

Já Artur Jorge, que terminou a temporada ao leme dos arsenalistas e assegurou o terceiro lugar do campeonato, continuará no clube, contudo, voltará a treinar os sub-23. Na passada época, Abel Ferreira (saiu na pré-temporada), Ricardo Sá Pinto, Rúben Amorim e Custódio também passaram pelo banco dos gverreiros.

Carvalhal teve em mãos uma proposta do Flamengo mas, numa entrevista concedida à Sky Sports antes de assinar pelo Braga, explicou o motivo pelo qual recusou o convite:“Tenho de pensar na minha família e temos de viver com a realidade, pelo que a decisão em relação ao meu futuro não será baseada apenas no futebol. Vou tentar antecipar o que vai acontecer com o Coronavírus em outubro, novembro e dezembro. Vou tentar encontrar a melhor forma de dar um passo em frente na carreira e, ao mesmo tempo, proteger a minha família.”

Para além dos dois emblemas já mencionados, Carlos Carvalhal treinou também SC Espinho, Freamunde, Vizela, Aves, Leixões, V.Setúbal, Belenenses, Beira-Mar, Marítimo e Sporting. No estrangeiro, passou ainda por Asteras Tripolis, Besiktas, Basaksehir, Sheffield Wednesday e Swansea.

 

Fonte da Imagem: Twitter Carlos Carvalhal

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.