Oficial: Playoff entre 16º classificado da Primeira Liga e 3º da Segunda Liga foi aprovado

Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal ditou uma mudança importante que entra em vigor já na próxima época.

Esta terça-feira à tarde, os clubes profissionais aprovaram (com 28 votos a favor, 4 abstenções e 18 contra) a proposta da Direção da Liga de realizar um playoff a duas mãos entre o antepenúltimo classificado da Liga Nos e o terceiro classificado da LigaPro, sendo que o primeiro encontro se disputa no estádio da equipa da divisão inferior.

Deste modo, poderão passar a existir três descidas e três subidas em Portugal, já que, para além dos 17º e 18º da Primeira Liga (descem garantidamente à mesma) e dos 1º e 2º da Segunda Liga (continuam a assegurar a subida), também o playoff poderá originar outra troca de divisões (caso o clube do escalão mais baixo vença).

Deste modo, as ascendências e descendências nos dois principais escalões nacionais passarão a funcionar de forma idêntica às da Alemanha. Entre os principais campeonatos europeus, a Liga Nos era a única a contar com 18 equipas e somente dois novos conjuntos por época.

 

Fonte da Imagem: Liga Portugal

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.