Classificação importante na Taça?
Esta semana iremos analisar a classificação obtida no campeonato pelos finalistas da Taça de Portugal das últimas 11 temporadas. Quem fica acima tem maior probabilidade de ganhar a prova rainha, ou o campeonato para nada interessa na Taça de Portugal? No jogo deste sábado, partirá o Porto em vantagem por ter acabado à frente do Benfica, ou as águias não se deixam superiorizar e trazem o caneco para Lisboa?
2018/19
Taça de Portugal: Sporting CP 2 (5) vs (4) 2 FC Porto
Liga Portuguesa: FC Porto (2º) Sporting CP (3º)
Na época anterior, apesar dos dragões terem ficado acima dos leões no que toca ao campeonato, o Sporting venceu, nos penáltis, o Porto, num jogo bastante renhido. Aqui, a turma de Alvalade provou que a classificação não é assim tão importante e venceu a Taça, apesar de ter ficado atrás do seu adversário.
2017/18
Taça de Portugal: CD Aves 2 vs 1 Sporting CP
Liga Portuguesa: CD Aves (13º) Sporting CP (3º)
Época tranquila do Aves na Primeira Liga e temporada conturbada do Sporting, marcada pelo ataque à academia de Alcochete. Na Taça, apesar do modesto 13º lugar na Liga, o Aves aproveitou o mau momento do Sporting e trouxe uma inédita Taça de Portugal para os seus cofres.
2016/17
Taça de Portugal: SL Benfica 2 VS 1 Vitória SC
Liga Portuguesa: SL Benfica (1º) Vitória SC (4º)
Benfica dominante. Com Rui Vitória, na Primeira Liga, não deram hipóteses e na Taça, apesar do jogo equilibrado, os encarnados levaram a melhor frente aos conquistadores. Em 2016/17, o vencedor da Taça foi também o vencedor do campeonato.
2015/16
Taça de Portugal: SC Braga 2 (4) vs (2) 2 FC Porto
Liga Portuguesa: SC Braga (4º) FC Porto (3º)
Em 2015/16, os dois finalistas da Taça desapontaram no campeonato. O Porto, que era esperado que lutasse pelo título, ficou dele cedo arredado e o Braga, apesar de cumprir a expectativa posicional, a nível pontual ficou bastante aquém, acabando por ficar muito longe do 3º e perto do 5º. Na Taça, o Braga ergueu o caneco, apesar de ter ficado atrás do dragões no campeonato.
2014/15
Taça de Portugal: Sporting CP 2 (3) vs (1) 2 SC Braga
Liga Portuguesa: Sporting CP (3º) SC Braga (4º)
Uma das finais mais emocionantes dos últimos anos. Com um jogador a menos, o Sporting empatou a partida e levou-a para penáltis, onde acabou por vencer. No campeonato, os leões também foram superiores aos guerreiros, tendo terminado uma posição acima.
2013/14
Taça de Portugal: SL Benfica 1-0 Rio Ave FC
Liga Portuguesa: SL Benfica (1º) Rio Ave FC (11º)
Um ano de dominação do Benfica de Jorge Jesus. Águias não deram hipótese no campeonato e na final da prova rainha, um golo de Nico Gaitan foi o suficiente para levar a Taça para o Museu Cosme Damião.
2012/13
Taça de Portugal: SL Benfica 1 vs 2 Vitória FC
Liga Portuguesa: SL Benfica (2º) Vitória FC (9º)
Rui Vitória, ainda no Vitória, venceu aquele que viria a ser o seu futuro clube, o Benfica, na final da Taça, no entanto, olhando para a tabela classificativa do campeonato, as águias ficaram à frente do clube de Guimarães.
2011/12
Taça de Portugal: Sporting CP 0 vs 1 Académica de Coimbra
Liga Portuguesa: Sporting CP (4º) Académica de Coimbra (13º)
A Académica, na altura com Adrien Silva e Cédric Soares, jogadores emprestados pelo Sporting aos estudantes, venceu e surpreendeu os leões em pleno jamor, conquistando a segunda Taça de Portugal da sua história. No campeonato, apesar de desiludir, o Sporting mesmo assim consegui ficar à frente da briosa.
2010/11
Taça de Portugal: Vitória FC 2 vs 6 FC Porto
Liga Portuguesa: Vitória FC (5º) FC Porto (1º)
Imparável Porto. Mais uma época de domínio interno dos dragões, vencendo a Liga e a Taça de Portugal. Nesta, a prova conquistada frente ao Vitória de Guimarães após uma goleada das grandes, que teve direito a hat-trick de James Rodríguez.
2009/10
Taça de Portugal: GD Chaves 1 vs 2 FC Porto
Liga Portuguesa: GD Chaves (15º da Segunda Liga) FC Porto (3º)
A maior diferença classificativa dos últimos presente nesta análise. O Porto, em 2009/10, ficou no último lugar do pódio da Primeira Liga portuguesa, enquanto o outro finalista ficou em 15º lugar da Segunda Liga, o que fez com que o Chaves militasse no terceiro escalão do futebol português no ano seguinte. No entanto, no Jamor, a diferença nem se notou assim tanto, os dragões só conseguiram levar de vencida a equipa chavense pela margem mínima, o que foi suficiente para erguerem a Taça.
2008/09
Taça de Portugal: FC Porto 1-0 FC Paços de Ferreira
Liga Portuguesa: FC Porto (1º) FC Paços de Ferreira (10º)
O Porto de Jesualdo de Ferreira, em 2008/09 foi o Campeão Nacional. Na final da Taça de Portugal, contra os castores, a lei do mais forte voltou a imperar e o Porto adicionou mais uma Taça ao palmarés com um golo solitário e madrugador de Lisandro López.
Com esta análise, é possível ver que por seis ocasiões o finalista que ficou melhor classificado na Liga levou a melhor no jogo decisivo. Por outro lado, em cinco vezes a classificação de pouco ou nada serviu para decidir quem é que iria levar o caneco para casa.
E este sábado? Quem irá levar a melhor? Será que o Porto parte como favorito por ter ficado à frente do Benfica na Primeira Liga ou isso no tira-teimas pouco importa e o Benfica levará a melhor?
Fonte das Imagens: Twitter @loucospeloscp @1904militancia e @fcporto