Classificação importante na Taça?

Esta semana iremos analisar a classificação obtida no campeonato pelos finalistas da Taça de Portugal das últimas 11 temporadas. Quem fica acima tem maior probabilidade de ganhar a prova rainha, ou o campeonato para nada interessa na Taça de Portugal? No jogo deste sábado, partirá o Porto em vantagem por ter acabado à frente do Benfica, ou as águias não se deixam superiorizar e trazem o caneco para Lisboa?

2018/19

Taça de Portugal: Sporting CP 2 (5) vs (4) 2 FC Porto

Liga Portuguesa: FC Porto (2º) Sporting CP (3º)

Na época anterior, apesar dos dragões terem ficado acima dos leões no que toca ao campeonato, o Sporting venceu, nos penáltis, o Porto, num jogo bastante renhido. Aqui, a turma de Alvalade provou que a classificação não é assim tão importante e venceu a Taça, apesar de ter ficado atrás do seu adversário.

2017/18

Taça de Portugal: CD Aves 2 vs 1 Sporting CP

Liga Portuguesa: CD Aves (13º)  Sporting CP  (3º)

Época tranquila do Aves na Primeira Liga e temporada conturbada do Sporting, marcada pelo ataque à academia de Alcochete. Na Taça, apesar do modesto 13º lugar na Liga, o Aves aproveitou o mau momento do Sporting e trouxe uma inédita Taça de Portugal para os seus cofres.

2016/17

Taça de Portugal: SL Benfica 2 VS 1 Vitória SC

Liga Portuguesa: SL Benfica (1º) Vitória SC (4º)

Benfica dominante. Com Rui Vitória, na Primeira Liga, não deram hipóteses e na Taça, apesar do jogo equilibrado, os encarnados levaram a melhor frente aos conquistadores. Em 2016/17, o vencedor da Taça foi também o vencedor do campeonato.

2015/16

Taça de Portugal: SC Braga 2 (4) vs (2) 2 FC Porto

Liga Portuguesa: SC Braga (4º) FC Porto (3º)

Em 2015/16, os dois finalistas da Taça desapontaram no campeonato. O Porto, que era esperado que lutasse pelo título, ficou dele cedo arredado e o Braga, apesar de cumprir a expectativa posicional, a nível pontual ficou bastante aquém, acabando por ficar muito longe do 3º e perto do 5º. Na Taça, o Braga ergueu o caneco, apesar de ter ficado atrás do dragões no campeonato. 

2014/15

Taça de Portugal: Sporting CP 2 (3) vs (1) 2 SC Braga

Liga Portuguesa: Sporting CP (3º) SC Braga (4º)

Uma das finais mais emocionantes dos últimos anos. Com um jogador a menos, o Sporting empatou a partida e levou-a para penáltis, onde acabou por vencer. No campeonato, os leões também foram superiores aos guerreiros, tendo terminado uma posição acima.

2013/14

Taça de Portugal: SL Benfica 1-0 Rio Ave FC

Liga Portuguesa: SL Benfica (1º) Rio Ave FC (11º)

Um ano de dominação do Benfica de Jorge Jesus. Águias não deram hipótese no campeonato e na final da prova rainha, um golo de Nico Gaitan foi o suficiente para levar a Taça para o Museu Cosme Damião.

2012/13

Taça de Portugal: SL Benfica 1 vs 2 Vitória FC

Liga Portuguesa: SL Benfica (2º) Vitória FC (9º)

Rui Vitória, ainda no Vitória, venceu aquele que viria a ser o seu futuro clube, o Benfica, na final da Taça, no entanto, olhando para a tabela classificativa do campeonato, as águias ficaram à frente do clube de Guimarães.

2011/12

Taça de Portugal: Sporting CP 0 vs 1 Académica de Coimbra

Liga Portuguesa: Sporting CP (4º) Académica de Coimbra (13º)

A Académica, na altura com Adrien Silva e Cédric Soares, jogadores emprestados pelo Sporting aos estudantes, venceu e surpreendeu os leões em pleno jamor, conquistando a segunda Taça de Portugal da sua história. No campeonato, apesar de desiludir, o Sporting mesmo assim consegui ficar à frente da briosa.

2010/11

Taça de Portugal: Vitória FC 2 vs 6 FC Porto

Liga Portuguesa: Vitória FC (5º) FC Porto (1º)

Imparável Porto. Mais uma época de domínio interno dos dragões, vencendo a Liga e a Taça de Portugal. Nesta, a prova conquistada frente ao Vitória de Guimarães após uma goleada das grandes, que teve direito a hat-trick de James Rodríguez.

2009/10

Taça de Portugal: GD Chaves 1 vs 2 FC Porto

Liga Portuguesa: GD Chaves (15º da Segunda Liga) FC Porto (3º)

A maior diferença classificativa dos últimos presente nesta análise. O Porto, em 2009/10, ficou no último lugar do pódio da Primeira Liga portuguesa, enquanto o outro finalista ficou em 15º lugar da Segunda Liga, o que fez com que o Chaves militasse no terceiro escalão do futebol português no ano seguinte. No entanto, no Jamor, a diferença nem se notou assim tanto, os dragões só conseguiram levar de vencida a equipa chavense pela margem mínima, o que foi suficiente para erguerem a Taça.

2008/09

Taça de Portugal: FC Porto 1-0 FC Paços de Ferreira

Liga Portuguesa: FC Porto (1º) FC Paços de Ferreira (10º)

O Porto de Jesualdo de Ferreira, em 2008/09 foi o Campeão Nacional. Na final da Taça de Portugal, contra os castores, a lei do mais forte voltou a imperar e o Porto adicionou mais uma Taça ao palmarés com um golo solitário e madrugador de Lisandro López.

Com esta análise, é possível ver que por seis ocasiões o finalista que ficou melhor classificado na Liga levou a melhor no jogo decisivo. Por outro lado, em cinco vezes a classificação de pouco ou nada serviu para decidir quem é que iria levar o caneco para casa.

E este sábado? Quem irá levar a melhor? Será que o Porto parte como favorito por ter ficado à frente do Benfica na Primeira Liga ou isso no tira-teimas pouco importa e o Benfica levará a melhor?

 

Fonte das Imagens: Twitter @loucospeloscp @1904militancia e @fcporto

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.