Quem te viu e quem te vê: Josip Misic

Na rubrica “Quem te viu e quem te vê” desta semana falamos de um caso muito particular que não vingou em Alvalade. Recorda-se do croata Josip Misic? 

Nasceu no dia 28 de junho de 1994, e hoje tem ainda 26 anos. Começou a jogar futebol no seu país de nascimento, nas escolas NK Osijek da Croácia. Com apenas 19 anos estreou-se pela equipa principal do clube e começou a dar que falar. Na sua época de estreia fez logo 15 jogos e um golo. Na temporada seguinte, em 2013/2014, fez outros 32 jogos e um golo.

Na temporada seguinte continuou com boas prestações, e por ser tão novo começou a despertar interesse de outros clubes. Muitos rumores ligavam o jovem croata ao Dinamo de Zagreb, mas acabou por ser transferido para o HNK Rijeka no mercado de inverno, a troco de 250 mil euros, para um clube onde teria mais oportunidade. A verdade é que fez 15 jogos durante o resto da temporada, mas na temporada seguinte acabou por ser emprestado ao Spezia, clube da segunda liga italiana. Fez apenas 9 jogos.

Voltou ao Rijeka e sem dúvida que fez a sua melhor época em termos de números. Somou dois golos em 42 jogos. Aqui sem dúvida que o interesse de outros clubes começou a surgir com outra afluência.

Na temporada seguinte, em 2017/2018 e com 24 anos, começou uma excelente temporada na Croácia ao fazer três golos em 31 jogos na primeira metade da época. Aqui surgiu o interesse do Sporting.

A turma verde e branca apostou e ofereceu 2.75 milhões de euros pelo jovem croata, no mercado de inverno, mesma altura que chegou Wendel. A verdade é que em Portugal Misic acabou por ser um autêntico flop. Com Jorge Jesus fez apenas seis jogos. Misic esteve presente no ataque à academia do Sporting e isso provavelmente acabou por abalar a moral do jogador em relação ao clube. Na temporada seguinte, depois do fracasso na Taça de Portugal frente ao Aves, Misic provavelmente jogaria mais. Aconteceu claramente o contrário. O jogador croata não fez mais de três jogos e no mercado de inverno foi transferido por empréstimo ao PAOK da Grécia. Ao serviço dos leões apenas fez nove jogos.

Na sua temporada de estreia fez 10 jogos e um golo pelo PAOK. Mas, e agora? Agora, Josip Misic continua no PAOK. O Sporting anunciou a transferência de Misic por dois milhões ao PAOK, visto que o croata não fazia parte das contas do clube português. No entanto, a questão que se coloca é, será Josip Misic um autêntio flop e uma promessa fracassada, ou se ainda com 26 anos, tem margem para vingar? Qual a sua opinião?

Fonte da imagem: Twitter Oficial PAOK

João Marques

Nasci nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira. Actualmente estou a estudar Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. O desporto nasceu comigo e a paixão pelas letras já vem desde tenra idade.