Duas estreias nos convocados de Fernando Santos para o duplo compromisso da Liga das Nações

O selecionador nacional Fernando Santos divulgou esta segunda-feira a lista de 24 jogadores convocados para o duplo embate de Portugal, frente à Suécia e à Croácia, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações.

O grande destaque da mais recente lista da Seleção das Quinas vai para a estreia absoluta entre os eleitos do guarda-redes Rui Silva e do extremo Francisco Trincão. A dupla esteve em grande destaque ao longo da época 2019/20 ao serviço dos seus respetivos clubes, o Granada e o Sporting de Braga, e, no caso do segundo, as suas exibições levaram-no mesmo a concretizar a sua transferência para o Barcelona.

Além desta dupla, nota ainda para o regresso aos convocados de Anthony Lopes, Domingos Duarte e ainda do médio do FC Porto Sérgio Oliveira. De resto, entre os 24 eleitos, há apenas quatro a atuarem no principal escalão do futebol português, três atuam no FC Porto e um no Benfica.

Na hora de explicar as suas escolhas, Fernando Santos não escondeu que houve alguma dificuldade com as mesmas, esclarecendo qual foi o seu critério: “Este é um dado novo. Ficámos 10 meses sem falar com os jogadores. É uma situação muito anormal e isso terá algum efeito nesta convocatória. O que fizemos foi chamar, para estes dois jogos, jogadores que há mais tempo estão connosco. Ou seja, conhecem as nossas ideias. Foi esse o critério de 95% das escolhas. Na próxima convocatória podem haver outras escolhas.”

Tive de escolher aqueles que conhecem as minhas ideias. Vamos ter três dias de trabalhar ao fim de nove meses. A maior parte já sabe a forma como jogamos“, acrescentou o selecioanador nacional.

Os encontros com a Croácia e a Suécia, que marcam o arranque da segunda edição da liga das Nações, estão marcados para os próximos dias 5 e 8 de setembro, respetivamente.

Lista de Convocados:

Guarda-redes – Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada FC)

Defesas – João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), Domingos Duarte (Granada FC), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios – Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), André Gomes (Everton FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), Renato Sanches (Lille), João Moutinho (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto).

Avançados – Diogo Jota (Wolverhampton), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Trincão (Barcelona), Gonçalo Guedes (Valência) e João Félix (Atlético Madrid)

 

Fonte da Imagem: Twitter oficial Seleção Portugal

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.