Jovem Promessa: Pedro Porro, o novo reforço leonino

Imago Images

Nome: Pedro Antonio Porro Sauceda;

Data de Nascimento: 13/09/1999 (20 anos);

Nacionalidade: Espanhola;

Posição: Lateral Direito;

Pé Preferencial: Direito;

Clube: Sporting CP.

 

Recém-chegado a Alvalade, Pedro Porro é um dos primeiros atletas a reforçar o Sporting por via do protocolo estabelecido entre os leões e os ingleses do Manchester City, passando a vestir a listada verde e branca (pelo menos) nos próximos dois anos. Mas, afinal, quem é este jovem que, para a maioria dos sportinguistas, se trata ainda de um mero desconhecido? Esta semana, o AMBIDESTRO dá-lhe a conhecer um pouco melhor aquele que muitos apontam como o novo dono indiscutível do lado direito da defesa leonina.

Começou a formação no CAG Don Benito, o seu clube local, e terminou-a em Vallecas, no Rayo Vallecano. Já como sénior, começou por ser emprestado ao CF Peralada, em 2017/18, onde somou um total de 20 minutos em dois jogos. Na mesma época, mudar-se-ia em definitivo para o Girona FC, sem somar qualquer minuto até ao fim do ano.

Em 2018/19, Porro conseguiu, finalmente, alguma estabilidade, assumindo a titularidade nos Blanquivermells e apontando ainda um golo nos 34 jogos que realizou. As boas prestações valeram-lhe a atenção do gigante inglês Manchester City, que acabaria por adquirir o atleta por uns significativos 12 milhões de euros.

No ano seguinte aguardava-o novo empréstimo e novamente em Espanha, desta vez para representar o Real Valladolid CF. Ao serviço dos Pucelanos, atuou em 15 partidas, jogando a titular na sua maioria e somando um total de 927 minutos. Um ano depois, Pedro Porro acabaria por fazer novamente as malas, rumando a Lisboa para ajudar o Sporting CP nas temporadas 2020/21 e 2021/22.

Dentro de campo, Porro aparenta ser um lateral bastante completo, sendo capaz de contribuir (e bem) quer no ataque quer na defesa, versatilidade esta que certamente encaixará “que nem uma luva” no sistema de três centrais de Rúben Amorim.

Tem um domínio de bola fantástico e uma velocidade bastante digna de um “ala”. Apresenta, de resto, uma boa tomada de decisão, sendo também muito forte nos cruzamentos, servindo os seus colegas ao centro do terreno com passes milimétricos, uma qualidade que, no futebol português, certamente constituirá um bom “trunfo”.

Com apenas 20 anos, Pedro Porro junta-se agora à restante juventude do plantel leonino. Ocupando uma posição que tem sido de má memória para os sportinguistas nos últimos anos, conseguirá o espanhol inverter esta tendência?

 

Imagem destaque: Sporting Clube de Portugal (Facebook)

Duarte Rosa

"Alfacinha" de gema, sportinguista de coração. Desde o clube à seleção nacional, o amor pela bola está presente desde cedo. A licenciar-se em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esta paixão pela escrita e pelo futebol forma uma dupla interessante, que espera vir a agradar aos seus leitores.