Chegar, ver, convencer e dar o salto

Na rubrica “Curiosidades” desta semana damos a conhecer cinco jogadores que, com o seu clube recém-promovido à Primeira Liga, brilharam e, numa época, conseguiram dar um salto para um grande do futebol português.

  1. Pedro Gonçalves (2019/20) – Um exemplo bem recente. Pedro Gonçalves, que passou pelo Braga e pelo Valência na formação, mudou-se para Inglaterra para representar o Wolves. Com apenas um jogo realizado pela equipa sénior, mudou-se no início da temporada transacta para o Famalicão e por lá brilhou. 40 partidas com a camisa do Famalicão, 7 golos e 8 assistências valeram ao jogador o prémio de Melhor Jogador Jovem da Liga NOS 2019/20 e uma transferência para Alvalade. Agora de verde e branco é esperado que o jogador lute pela titularidade, fazendo assim um possível dupla no meio campo com Wendel.
  2. Miguel Lopes (2008/09) – Em 2007/08 ajudou o Rio Ave a subir de divisão e no ano seguinte, já na Primeira Liga, foi uma das principais figuras do emblema vilacondense, realizando 2235 minutos e 2 passes para golo. As boas exibições deixaram os tubarões da Liga de olho no jovem português e na temporada posterior viajou para o Dragão, onde acabou por jogar por 20 ocasiões.
  3. Hugo Vieira (2011/12) – Venceu a Segunda Liga com o Gil Vicente em 2010/11 e na temporada seguinte foi uma das revelações da Primeira Liga. 7 golos e 3 assistências pelo recém-promovido Gil Vicente, fizeram com que o jogador assinasse com o Sport Lisboa e Benfica, apesar de nunca ter representado a equipa principal dos encarnados.
  4.  Jefferson (2012/13) – Fez parte da época histórica do Estoril Praia, que, com Marco Silva, atingiu o surpreendente quarto lugar. O defesa esquerdo brasileiro teve uma primeira passagem em 2011 por Portugal, para representar o Estoril Praia, a empréstimo do Grémio. No entanto em 2012/13 regressou a solo luso para representar o recém-promovido Estoril Praia a título definitivo. 28 jogos, quatro golos e três assistências despertaram o interesse dos três grandes, sendo que o Sporting acabou por levar a melhor e garantiu a assinatura do defesa a troco de 800 mil euros.
  5. Lumor Agbenyenu (2017/18) – Novo recém-promovido no Sporting. Fez 21 jogos pelo Portimonense e no mercado de inverno chegou a Alvalade a troco de 2,5 milhões de euros. Na capital, o internacional ganês nunca vingou e os seus nove jogos em duas épocas pelo leão valeram-lhe dois empréstimos, ao Goztepe e ao Mallorca.

Fonte das imagens: Twitter do @SportingCPBr, @zerozeropt, @Sporting_CP, @Olhos_Na_Bola e @LineUpPT

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.