Quem te viu e quem te vê: Junya Tanaka

Na rubrica “Quem te viu e quem te vê” desta semana recordamos o trajeto de Junya Tanaka, ex-avançado do Sporting CP. Sabe onde anda o japonês? 

Nasceu no dia 15 de julho de 1987 em Tóquio, no Japão. Desde cedo começou a jogar a bola, com um pé esquerdo muito talentoso. Com apenas 18 anos começou a jogar Juntendo Daigaku, um equipa universitária, proveniente dos Yowa Juvenis. Aqui começou a jornada de Tanaka.

Depois de três anos na equipa da Universidade de Juntendo, deu o salto para uma equipa da liga principal do Japão, o Kashiwa Reysol. Na sua primeira temporada, em 2009, não jogou muito (fez apenas 9 jogos). No entanto, nas temporadas seguintes Tanaka mostrou a sua qualidade. Na segunda temporada ao serviço do clube, fez 24 jogos e apontou quatro golos. A partir daí foi sempre a subir. Seguiram-se mais quatro temporadas ao serviço do Kashiwa Reysol, onde participou em 153 partidas e fez balançar a rede do adversário por 49 ocasiões.

Em 2014/2015, o Sporting CP anunciou que ia contratar o japonês, na altura com 27 anos. Segundo o site especialista em transferências, Tanaka tinha um valor de mercado a rondar a marca de um milhão de euros, mas foram precisos apenas 750 mil euros para o Sporting garantir a transferência do jogador.

Na sua temporada de estreia fez 28 jogos e fez os adeptos leoninos festejar por sete vezes ao marcar golo, e ainda conquistou a Taça de Portugal ao serviço dos leões. Um registo mediano, pois os adeptos do Sporting pediam mais do japonês depois dos seus números no Japão. Além disso, a concorrência de Tanaka estava à altura. Apesar de terem a mesma idade, Freddy Montero e Islam Slimani eram as principais apostas de Marco Silva. Contudo, Tanaka ainda brilhou de verde e branco, de forma fugaz. Quem não se lembra do golo de livre no minuto 94 frente ao SC Braga?

Apesar disso, Tanaka não justificou a sua contratação e na temporada seguinte foi emprestado de novo ao Kashiwa Reysol por 170 mil euros. Lá apontou cinco golos em 26 jogos.

Um ano depois, em 2016/2017, foi vendido em definitivo ao Vissel Kobe (clube onde joga a lenda Andrés Iniesta), por 430 mil euros onde permanece até hoje. Sem dúvida que se tornou num “flop” sportinguista. Em Portugal esperava-se muito mais do japonês depois dos números que apresentou nas temporadas anteriores. Hoje, com 33 anos, dificilmente conseguirá voltar a grandes palcos.

Fonte da imagem: Site Oficial UEFA.

João Marques

Nasci nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira. Actualmente estou a estudar Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. O desporto nasceu comigo e a paixão pelas letras já vem desde tenra idade.