Francisco Trincão: um diamante em bruto para o Barcelona lapidar

Nome: Francisco António Machado Mota Castro Trincão

Data de Nascimento: 20 de Dezembro de 1999 (20 anos)

Posição: Extremo direito

Nacionalidade: Portuguesa

Pé Preferencial: Esquerdo

Clube: FC Barcelona

O internacional português já é um nome bastante falado em toda a Europa. Depois de se ter afirmado ao serviço do Sporting de Braga, Trincão é uma das recentes contratações do Barcelona num negócio que os Blaugrana vêem já com bons olhos, pois a sua estreia ao serviço do Barcelona frente Gimnastic foi “brilhante” nas palavras dos adeptos e já há quem o apelide de “o novo Cristiano Ronaldo”.

Francisco Trincão deu inicio à sua carreira futebolística no clube da sua terra-natal, o SC Vienense, situado na cidade de Viana do Castelo. Aos 11 anos chega ao Sporting de Braga, onde passou três anos na formação, seguida de um empréstimo ao Palmeiras FC. Regressa novamente aos arsenalistas e com 16 anos e ainda nos escalões de juvenis, já era visto como um craque promissor e assina o seu primeiro contrato profissional com o Braga.
É ainda no ano de 2015 que o extremo vê-se pela primeira vez em campo com a camisola dos minhotos, num jogo frente ao Freamunde onde jogou nove minutos. No continuar da época Trincão defrontou ainda o Olhanense, Sporting e FC Porto pela equipa B do Sporting de Braga na Segunda Liga Portuguesa.

Sempre a somar presenças na equipa secundária bracarense, o extremo acaba por ser internacional Sub-17, mas é no campeonato de juniores que dá nas vistas, onde acaba por marcar nove golos em 23 partidas, o que chama a atenção de grandes clubes europeus. Nessa mesmo mercado de transferências o Atlético de Madrid acaba por demonstrar interesse no jovem a par do Leipzig, mas estando blindado por uma cláusula de 30 milhões de euros, acaba por ficar no clube minhoto.

Em 2017, Trincão já somava internacionalizações nos Sub-18 e Sub-19 e o ex-treinador da equipa principal do Braga, Abel Ferreira, acaba por chamar o jovem extremo para formação principal bracarense, num jogo frente ao Istambul BB, a contar para a Liga Europa.

Em Dezembro de 2018, acaba por se estrear na equipa principal minhota, numa goleada frente ao Vitória de Setúbal, jogo esse a contar para a fase de grupos da Taça da Liga. O extremo acaba também por se estrear na Primeira Liga, ainda em Dezembro desse mesmo ano frente ao Marítimo, substituindo Dyego Sousa nos últimos minutos da partida. O primeiro golo pela equipa principal tardou a aparecer e só em 2019 é que o jovem português fez o primeiro tento frente ao Slovan Bratislava, num jogo a contar para a fase de grupos da Liga Europa.
A titularidade na equipa principal dos arsenalistas apareceu com o antigo técnico Rúben Amorim, nessa mesma temporada, acabou por conquistar o seu primeiro titulo, a Taça da Liga frente ao FC Porto.

Com uma transferência de 31 milhões de euros para um tubarão europeu, Trincão já brilha ao serviço da sua nova equipa, O FC Barcelona. A jovem promessa dos Blaugrana dispõe de uma velocidade incrível um domínio de bola estonteante, com grande qualidade no que ao drible e às fintas. Com cruzamentos e passes milimétricos, consegue servir os seus colegas na grande área mas também demonstra grande aptidão no remate colocado.

Trincão é um diamante em bruto no plantel do Barça e está blindado por uma clausula de 500 milhões de euros, clausula essa que se encontra à altura de grandes nomes do futebol europeu.

 

 

Fonte da Imagem: Twitter Seleção Portugal

 

Emanuel Brasil

Nasci na cidade mais alta de Portugal e foi aqui que comecei a dar os primeiros toques no mundo da bola e a acompanhar os mesmos com a escrita que dá brilho ao jogo fora das quatro linhas. Com a bola de um lado e a caneta do outro, acabei por me licenciar em Ciências da Comunicação na UBI e onde tiro agora, o mestrado em jornalismo.