Edu Quaresma infetado e encontro com o Gil adiado

Após os exames realizados na terça-feira, cujos resultados foram conhecidos esta quarta feira, soube-se que o técnico do Sporting, Rúben Amorim, juntamente com outro atleta, tinha testado positivo à COVID-19. Sabe-se agora que este outro atleta é Eduardo Quaresma, jovem central de 18 anos. Quem adianta esta informação é o jornal Record.

Quaresma é, assim, mais uma baixa no plantel leonino, que conta já com outros casos de infeção. Os restantes três, além do treinador, são João Pedro Araújo, diretor clínico, e outro elemento do staff leonino, cuja identidade é ainda desconhecida.

O surto em Alvalade levou os restantes elementos do plantel a “fugir” de volta para o Algarve, onde se encontram, de novo, a estagiar, por forma a evitar mais contágios. Os lisboetas, recorde-se, estiveram grande parte do verão em estágio na cidade de Lagos.

Como se não bastassem as más notícias, no mesmo dia foi oficializado o adiamento da 1. ª jornada da turma de Alvalade, diante do Gil Vicente. Tal como o Sporting, também o Gil sofreu de um surto no seu plantel, bem como em membros do staff. Ao todo, foram 19 casos positivos em Barcelos (11 jogadores e oito membros da equipa técnica, entre os quais o treinador, Rui Almeida), pelo que a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) optou por adiar o encontro.

Pode ler de seguida, na íntegra, o comunicado emitido pela ARS Norte:

«No passado dia 8 de setembro, a Autoridade de Saúde do ACES Barcelos/Esposende teve conhecimento de um caso positivo de COVID-19 em atleta do Gil Vicente Futebol Clube, tendo dado início aos procedimentos inerentes à intervenção de Saúde Pública, preconizados nas Orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da COVID-19, nomeadamente, a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas, em função da referida avaliação. Foram identificados, até ao momento, 19 casos confirmados, dos quais 11 atletas e 8 elementos do staff técnico. Todo este processo vem sendo desenvolvido, em articulação, pelas diferentes entidades – Autoridades de Saúde Local, Regional e Nacional, Liga Portuguesa de Futebol – com os responsáveis do Clube. Na sequência da informação facultada e da avaliação de risco face aos resultados obtidos em teste de pesquisa de SARS-CoV-2, no cumprimento das competências atribuídas às Autoridades de Saúde, foi decidido pelas Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local, não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo do dia 19/09/2020. As Autoridades de Saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de Saúde Pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades gestoras.»

 

Imagem: Sporting Clube de Portugal (Facebook)

Duarte Rosa

"Alfacinha" de gema, sportinguista de coração. Desde o clube à seleção nacional, o amor pela bola está presente desde cedo. A licenciar-se em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esta paixão pela escrita e pelo futebol forma uma dupla interessante, que espera vir a agradar aos seus leitores.