Rayan Cherki, o novo “maestro” francês

Com apenas 17 anos de idade, Rayan Cherki está cada vez mais perto de tornar-se um titular indiscutível do Olympique Lyonnais.

Cherki nasceu a 17 de agosto de 2003, em Lyon, e começou a sua carreira no Saint-Priste, mudando-se para o Lyon em 2010. Estreou-se pela equipa principal a 19 de outubro do ano passado e marcou o seu primeiro golo a 4 de janeiro deste ano. Nestes dois jogos, Rayan tornou-se no primeiro jogador de 2003 a jogar na Ligue 1 e também o jogador mais novo a marcar com as cores dos Les Gones.

Quanto à sua posição no terreno, este pode atuar como médio ofensivo ou como extremo porém é mais utilizado como extremo.  Dá preferência ao pé direito, jogando igualmente bem com o esquerdo, e em campo relembra os clássicos jogadores brasileiros, pois Rayan é dotado de uma enorme qualidade técnica e um enorme controlo de bola, sendo assim uma ameaça no um-para-um.

Cherki é capaz também de surpreender com um grande passe, uma das grandes armas do franco-argelino, apesar de ainda ter algumas dificuldades na tomada de decisão. Pela equipa principal já soma 17 jogos, três golos e três assistências, números impressionantes para um jovem de 17 anos.

Neste momento, tem um valor de mercado a rondar os 18 milhões de euros, contudo no futuro este valor deverá disparar. Se tudo correr bem, este jogador  deverá assinar por uma equipa de topo mundial, daqui a alguns anos, ainda que o Lyon tenha atingido as meias-finais da Champions recentemente. Todas as atenções estão centradas na forma como Cherki se integra no onze titular da equipa francesa.

Foto: Twitter Olympique Lyonnais