Fábio Vieira, o jovem criativo dos dragões

A Jovem Promessa que lhe trazemos esta semana é Fábio Vieira, médio formado no FC Porto que tem tudo para trazer muitas alegrias ao adeptos azuis e brancos.

Nome: Fábio Vieira

Data de nascimento: 30/05/2000 (20 anos)

Altura: 1,70m

Posição: Médio Ofensivo/Ala

Pé preferencial: Esquerdo

Nacionalidade: Portuguesa

Clube: FC Porto

Fábio Vieira é natural de Argoncilhe, vila e freguesia pertencente ao concelho de Santa Maria da Feira, e foi justamente ao serviço do Feirense que começou a dar os primeiros toques numa bola. Contudo, em 2008, o menino mostrava ter potencial para outros voos e foi recrutado para as escolinhas do FC Porto. Desde então, o jogador vestiu sempre de dragão ao peito, excetuando apenas a época 2015/16, na qual foi emprestado ao Padroense.

Em 2019, o atleta começou a dar nas vistas ao viver um ano de sonho. A primeira conquista surgiu em abril quando os azuis e brancos venceram a Youth League, tendo sido uma peça fundamental na equipa de Mário Silva, alinhando em oito dos dez jogos da competição. Para além das duas assistências que apontou no decorrer da prova, marcou também um golo na final frente ao Chelsea e foi considerado o melhor em campo nesse jogo.

No mês seguinte, a geração portista que contava com nomes como Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, Tomás Esteves, Vitinha, Romário Baró, João Mário e Fábio Silva acrescentou ao título de campeão europeu o Campeonato Nacional de Juniores (sub-19). O canhoto foi um elemento preponderante nesta conquista visto que foi utilizado em 33 partidas num total de 36, ao longo das quais fez as redes adversárias abanar nove vezes.

Já em julho, ao serviço da seleção nacional no Campeonato Europeu de sub-19, o médio esteve muito próximo da glória pelo seu país, mas, desta feita, teve de se contentar com a prata após perder o derradeiro jogo frente a Espanha. Ainda assim, individualmente, o jovem exibiu-se em grande plano e foi eleito para o onze ideal da competição, já que registou um golo e uma assistência em cinco jogos.

Após impressionar na temporada 2018/19, Fábio Vieira deu o salto para o futebol sénior na época seguinte, juntando-se à equipa B dos portistas. Ao todo, somou 23 jogos na Segunda Liga, dos quais 18 foram a titular, tendo feito três passes para golo e sete tentos.

 

Estes notáveis números chamaram a atenção de Sérgio Conceição que, após a interrupção do futebol devido à pandemia, utilizou o jovem em oito dos últimos 11 jogos da temporada 2019/20. Assim, o português realizou a sua estreia pela equipa principal do FC Porto no dia 10 de junho e, apesar de ter somado apenas 226 minutos (equivalente a menos de três jogos), ainda conseguiu apontar dois golos e uma assistência e inscrever o seu nome no lote de jogadores vencedores da Primeira Liga – ao contrário do que aconteceu na Taça de Portugal, onde nunca foi convocado.

Precisão na cobrança de bolas paradas, excelente visão de jogo, grande qualidade técnica, notável meia-distância, bom drible e capacidade de jogar no meio ou nas alas são os principais atributos deste canhoto que, no dia de ontem, foi recompensado pelo trajeto brilhante que tem feito até agora com o prémio Dragão de Ouro para Atleta Jovem do ano. Caso continue a progredir como tem feito, com certeza este não será o último galardão que receberá.

 

Fonte das Imagens: Instagram @fabiodfvieira

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.