Quem te viu e quem te vê: Ola John

Na rubrica “Quem te viu e quem te vê” desta semana iremos recordar-lhe de um jogador holandês que chegou à Luz ainda muito novo, mas que depois desapareceu sem ninguém notar. Sabe onde anda Ola John? 

Ola John nasceu no dia 19 de maio de 1992, na Libéria. Apesar de ter nascido na Libéria, com apenas dois anos de idade foi forçado a fugir com a mãe e com os irmãos para a Holanda, devido à guerra cívil, onde o seu pai faleceu. Sendo que está na Holanda desde os seus dois anos, tem dupla nacionalidade holandesa.

Junto com os seus irmãos, Ola John integrou a academia do Twente FC e aí começou a jornada no futebol. Desde cedo se notou que tinha jeito com a bola e que acabaria por se tornar jogador profissional. Estreou-se pela equipa principal na temporada de 2009/2010, onde apontou um golo em 19 jogos. No entanto, a temporada seguinte foi o grande despertar de outros clubes por Ola John. Com apenas 20 anos o internacional holandês apontou 9 golos em 50 jogos, e mostrou ter uma grande disponibilidade e capacidade física.

Dos vários clubes interessados, Ola John decidiu que a Luz seria a sua nova casa. Na temporada de 2012/2013, assinou pelo SL Benfica a troco de 12 milhões de euros. A verdade é que apesar do custo Ola John chegou e conquistou. Fez uma grande temporada apontando 4 golos em 42 jogos. Lembramos que o extremo ainda era muito novo, portanto tinha muito pela frente.

O pior é que na temporada seguinte, a de 2013/2014, Ola John foi emprestado ao Hamburguer SV da Alemanha. No clube alemão o apenas fez 9 jogos. Na temporada seguinte voltou à luz e voltou a fazer outra grande temporada. Fez 36 jogos e apontou outros quatro golos, e foi inclusive campeão nacional. Podia ser um novo começo na equipa das águias. Contudo, o que tinha acontecido antes voltou a repetir-se. Depois de uma boa temporada pelo Benfica, Ola John foi emprestado ao Reading de Inglaterra. Apesar de estar cá e lá, desta vez, em Inglaterra, Ola John fez uma boa temporada fazendo 33 jogos e quatro golos.

Em 2016/2017 podemos dizer que foi a pior temporada de Ola John. Depois de mostrar a sua qualidade em Inglaterra, e não fazendo parte das contas do Benfica, o Wolverhampton decidiu avançar para um empréstimo pelo extremo. Apenas fez três jogos. O pior vinha depois. Nessa mesma temporada foi emprestado de novo, mas desta vez ao Deportivo de Espanha, onde apenas realizou 11 jogos. Foi uma temporada de pesadelo para Ola John.

Na época seguinte voltou para Portugal. Por incrível que pareça, Ola John foi posto de lado e apenas jogou 76 minutos pela equipa B das águias, onde nesse jogo apontou um golo. E é aqui que o holandês diz adeus ao Benfica, assim sem mais nem menos. Na temporada 2018/2019 foi anunciado como reforço do Vitória de Guimarães a custo zero, onde permanece ainda hoje e joga regularmente. Sim, Ola John ainda é jogador do campeonato português.

É impressionante como é que uma promessa, que custou 12 milhões de euros, chega tão novo e com muita qualidade ao Benfica e se perde tão rapidamente.

Sem dúvida que a carreira do extremo holandês parece ter sido muito mal gerida, e sem ninguém dar conta os anos foram passando, e hoje, com 28 anos, muito dificilmente Ola John dará um salto para um campeonato ou equipa melhor do que aquela que está.

Fonte das imagens: LusoGolo, Guimarães Digital, futebol365.pt

João Marques

Nasci nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira. Actualmente estou a estudar Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. O desporto nasceu comigo e a paixão pelas letras já vem desde tenra idade.