Jovem Promessa: Karamoko Dembelé, o “relâmpago” de Glasgow

Provavelmente já ouviu falar de Karamoko Dembelé. Há cerca de quatro atrás, em 2016, este foi notícia no mundo do futebol por se ter estreado com apenas 13 anos no plantel sub-20 do Celtic. Nessa estreia, evidenciaram-se claramente as grandes qualidades de Karamoko, que fazia do drible e da velocidade as suas principais armas. E diga-se de partida que este passo gigante não foi dado ao acaso. O extremo, agora com 17 anos, é um autêntico diamante.

Karamoko nasceu no dia 22 de fevereiro de 2003, em Londres, filho de pais costa-marfinenses. Transferiu-se em 2013 para as camadas jovens do Celtic e desde sempre jogou nas seleções jovens de Inglaterra e da Escócia, não se sabendo ainda onde é que irá jogar no futuro. Escolha não lhe falta, estando apto para jogar pela Inglaterra, Escócia e Costa do Marfim.

Embora não seja alto, Karamoko é dotado de uma incrível velocidade e de uma qualidade técnica acima da média. São imensos os vídeos em que o vemos a passar por adversários como se nem estivessem ali. No entanto, o jovem de 17 anos tem ainda uma enorme margem de progressão em vários aspetos do seu jogo. O canhoto pode melhorar a sua tomada de decisão e o remate, assim como o aspeto físico. A verdade é que Karamoko ainda está em crescimento e a sua altura e constituição física irão mudar.

No que toca à equipa principal do Celtic, os minutos de jogo até agora foram escassos. O que é certo é que chegará a sua altura brevemente e terá certamente a sua oportunidade para se fixar como um jogador imprescindível para o emblema escocês.

É claro que um jovem jogador com tamanho talento está constantemente a ser observado pelos tubarões europeus. Já se falaram em sondagens do Arsenal, do PSG, da Juventus, entre outros. O talento de Karamoko não passa despercebido a ninguém e a pequena estrela olha para a temporada 20/21 como a época de afirmação na equipa principal. Até porque Neil Lennon, treinador do Celtic, levou Dembelé para o estágio de pré-época do clube, utilizando-o também em amigáveis. Chegou até mesmo a marcar num amigável contra o Hibernian, clube que também disputa a primeira divisão escocesa. O céu é o limite para Karamoko e certamente iremos ouvir falar bastante dele no futuro.

 

Fonte da imagem de capa: glasgowlive.co.uk