Pablo Zabaleta põe um ponto final na carreira

Ao fim de 18 épocas e dez títulos conquistados, Pablo Zabaleta decidiu pendurar as chuteiras. O defesa argentino de 35 anos anunciou a sua decisão nas redes sociais, agradecendo todo o apoio que recebeu no decorrer da sua carreira futebolística.

Zabaleta fez a sua primeira época no distante ano de 2002, ao serviço dos argentinos do San Lorenzo, onde passaria mais duas temporadas. Seguiu-se a sua primeira aventura europeia com a camisola do Espanyol, que durou três anos. Na época 2008/2009 foi uma das primeiras caras apresentadas do “novo” Manchester City, clube que tinha sido recentemente adquirido pelo Abu Dhabi United Group e estaria prestes a iniciar um novo percurso ascendente no futebol inglês. O defesa foi um dos líderes dos azuis de Manchester durante nove épocas, tendo abraçado um último desafio no West Ham há três anos atrás.

O defesa foi ainda internacional pela Argentina por 58 ocasiões, tendo figurado na Copa América de 2011 e 2015 e ainda no Mundial de 2014 que teve lugar no Brasil, onde foi finalista da competição, com a derrota contra a Alemanha no derradeiro jogo a ser a ocasião mais marcante da sua carreira.

No seu palmarés, Pablo Zabaleta conta com vários títulos de destaque, entre os quais duas Premier League, uma FA Cup, uma Copa del Rey e os Jogos Olímpicos de 2008. O defesa apontou 24 golos num total de 657 jogos, num percurso que chega agora ao fim.

Fonte da imagem: Twitter @pablo_zabaleta

Fonte da imagem de capa: AFP

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.