Helton volta a defender as redes do União de Leiria, 15 anos depois

Reformado desde 2016, Helton voltou a calçar as luvas e logo num palco que bem conhece. O guarda-redes brasileiro está de regresso ao União de Leiria, clube que foi a sua primeira casa no futebol português, antes de se transferir para o FC Porto, onde permaneceria 12 anos.

Helton, atualmente com 42 anos, foi titular no confronto do União de Leiria frente ao ARC Oleiros que teve lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a contar para a terceira jornada da Série E do Campeonato de Portugal, numa partida que terminou com um empate a uma bola. O último encontro oficial do jogador tinha sido a final da Taça de Portugal da época 2015/2016, em que os portistas viriam a ser derrotados nas grandes penalidades pelo Sporting de Braga.

O brasileiro, que ingressou no clube de Lis proveniente do Vasco da Gama em 2002, destacou-se ao serviço do clube leiriense, de onde viria a transferir-se para a Invicta e se estabeleceria como um ídolo portista ao longo de mais de uma década a comandar as redes dos dragões.

O veterano, internacional por quatro vezes pela Canarinha, acumulou 22 títulos ao longo da sua carreira, com destaque para a conquista de uma Liga Europa, sete ligas portuguesas, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças no decorrer de 334 jogos ao serviço do FC Porto.

Fonte da imagem de capa: Twitter @uniaodeleiria

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.