Benfica vence o Belenenses SAD à boleia de Seferović e Darwin

O Benfica recebeu o Belenenses SAD na última partida da quinta jornada da Liga NOS. O encontro na Luz terminou com uma vitória encarnada por dois a zero, após golos de Seferović e Darwin. O uruguaio quebrou desta forma o enguiço que se arrastava desde a primeira jornada, estreando-se a marcar com a camisola encarnada na liga NOS.

Jorge Jesus promoveu três alterações em relação ao onze apresentado em Poznan, alinhando com Vlachodimos na baliza, Otamendi e Vertonghen no centro da defesa, Grimaldo e Gilberto nas laterais, Taarabt e Julian Weigl (que rendeu Gabriel em relação à partida anterior), Everton e Rafa Silva (no lugar de Pizzi) como extremos e uma dupla de ataque com Darwin Núñez e Seferović (para o lugar de Waldschmidt).

Petit, por sua vez, levou a jogo um onze com André Moreira na baliza, Danny Henriques e Henrique como dupla de centrais, Rúben Lima e Tomás Ribeiro nas laterais, Cauê e Afonso Taira no meio campo visitante, Tiago Esgaio e Miguel Cardoso como extremos e Silvestre Varela e Cassierra como homens mais avançados.

A equipa da Luz entrou em campo com vontade de partir para cima do adversário, iniciativa que acabaria por resultar num golo madrugador. Após um cruzamento de Grimaldo para o segundo poste da baliza adversária, Seferović chegou mais rápido à bola do que o central do B- SAD e cabeceou de forma certeira para as redes de André Moreira, não dando chances de defesa ao guarda-redes.

Fonte da imagem: Twitter @Benficastuff

Everton, três minutos depois, dispôs de uma grande chance para dilatar a vantagem encarnada, com um remate que acabou desviado para fora por Moreira. Aos 35 minutos, Silvestre Varela isolou-se e bateu Vlachodimos mas o lance não valeu. O internacional português partiu em posição irregular e viu o árbitro anular-lhe o golo. Até ao intervalo, não se viram mais ocasiões de destaque, com as águias a terminar os primeiros 45 minutos de jogo com um exibição que, apesar de não ter sido de encher o olho, foi suficiente para controlar um Belenenses SAD que se mostrava inofensivo no ataque, sem qualquer remate efetuado (tirando o lance ilegal de Varela) à baliza de Vlachodimos.

Fonte da imagem: Twitter @slbenfica_en

A segunda parte iniciou-se nos mesmos moldes da primeira, com um Benfica a tomar as rédeas da partida e o B-SAD a ver jogar e a limitar-se a defender. Aos 51 minutos, Everton lançou um cruzamento do lado direito do terreno para a cabeça do avançado suíço, que esteve muito perto de bisar na partida, mas atirou ao lado. Silvestre Varela estava a ser o mais inconformado com o resultado da equipa de Petit, com o avançado a atirar um remate potente que obrigou o guardião encarnado a mostrar-se atento para segurar a bola, na passagem da hora de jogo.

Waldschmidt, acabado de entrar para o lugar de Seferović, não esperou muito para se mostrar no jogo, disferindo um remate que não passou muito longe da baliza de André Moreira. Darwin, pouco tempo depois, introduziu mesmo a bola nas redes adversárias mas partiu adiantado após um passe de Everton, levando à anulação do lance pelo VAR. Aos 68´, Darwin teve mais uma oportunidade de se estrear a marcar na Liga, após Pizzi (entrou aos 58 minutos para o lugar de Taarabt) o isolar frente a Moreira mas atirou à figura, permitindo a defesa do guarda-redes.

Seguiu-se um motivo de preocupação para Jorge Jesus, com Grimaldo de maca e com as mãos na cabeça, a abandonar a partida devido uma lesão no tornozelo. Aos 75 minutos, a espera de Darwin para o seu primeiro golo na Liga NOS terminou. Um passe de Rafa Silva para o uruguaio levou a uma finta do mesmo sobre um André Moreira que tentou, sem sucesso, um bloqueio adiantado, chegando o tento por meio de um remate rasteiro para uma baliza desprotegida.

Fonte da imagem: Twitter @slbenfica_en

Até ao final do jogo, o Benfica limitou-se a controlar a posse de bola perante um conjunto azul que já estaria conformado com a derrota, com os jogadores a procurarem mais não perderem por números superiores do que atacar uma tentativa de empatar a partida.

Com este triunfo, o Benfica mantém-se como líder 100% vitorioso na Liga NOS, passando mais uma jornada cinco pontos à frente do FC Porto e Sporting. Já o Belenenses SAD soma cinco pontos até ao momento, ocupando o 14º posto da classificação, dois lugares acima da zona vermelha do campeonato. O próximo encontro das águias será na quinta-feira, dia 29 e de novo no Estádio da Luz, onde os encarnados vão enfrentar os belgas do Standard Liège na segunda jornada da Liga Europa.

Fonte da imagem de capa: Twitter @ligaportugal

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.