Florian Wirtz, o adolescente que já brilha no Leverkusen

A “Jovem Promessa” que lhe trazemos esta semana é Florian Wirtz, um dos mais entusiasmantes talentos do futebol alemão.

Nome: Florian Wirtz

Data de nascimento: 03/05/2003 (17 anos)

Altura: 1,75m

Posição: Médio Ofensivo / Extremo

Pé preferencial: Direito

Nacionalidade: Alemã

Clube: Bayer Leverkusen

Florian Wirtz é natural de Pulheim, cidade alemã nos arredores de Colónia, e foi justamente no FC Colónia que cumpriu a esmagadora maioria da sua formação, já que entrou no clube em 2010 (antes disso, passou também pelo modesto Grun-Weiss Brauweiller), quando tinha 7 anos, e de lá só saiu no início deste ano.

O grande destaque da sua passagem por este emblema foi, sem dúvida, a conquista da edição 2018/19 do Campeonato Alemão de sub-17, no qual teve um papel fulcral, somando 14 partidas, quatro golos e duas assistências.

Na primeira metade da época seguinte, iniciando aquele que era o último ano de contrato com a sua equipa, ainda no escalão sub-17, o jovem manteve a boa forma, tendo feito as redes adversárias abanar oito vezes e realizado uma assistência em 11 jogos.

Assim, em janeiro deste ano, alegadamente, existiam já vários interessados na aquisição dos serviços do adolescente, tais como Leipzig, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Liverpool. Contudo, este acabou por não se afastar muito de casa e assinou até 2022 com o Bayer Leverkusen, tendo o Colónia recebido apenas 200 mil euros.

Chegado ao seu novo clube, o atleta integrou, num primeiro momento, a equipa sub-19. Porém, devido ao cancelamento do futebol alemão nas camadas jovens em virtude da Covid-19, só contabilizou quatro encontros. Ainda assim, este escasso tempo de jogo foi suficiente para apontar dois golos e três assistências.

No entanto, no dia 18 de maio, com o retomar do futebol, Peter Bosz, treinador da equipa principal do Leverkusen, surpreendeu ao colocar o alemão no onze inicial frente ao Werder Bremen, naquele que foi o primeiro compromisso após a interrupção da pandemia.

Com a sua estreia profissional realizada apenas duas semanas depois de completar 17 anos, Florian Wirtz superou Kai Havertz e tornou-se no mais jovem jogador de sempre a representar a equipa principal do histórico clube germânico na Bundesliga (e terceiro mais novo de todas as equipas).

Todavia, o jogador não se ficou por este recorde, dado que, no início de junho, numa partida frente ao Bayern de Munique, bateu Neuer com um belo golo e consagrou-se o mais jovem marcador da história da primeira divisão alemã, ultrapassando a marca de Nuri Sahin.

Ao todo, o jovem entrou em campo nove vezes (cinco no onze inicial) na temporada transata, tendo apontado o já referido tento. Já esta época, tem tido muito mais tempo de jogo e regista um contributo ofensivo impressionante: dez jogos, dos quais oito foram a titular, três golos e quatro assistências. Com estas prestações, conseguiu, inclusivamente, ser convocado para a seleção sub-21 da Alemanha.

 

Acostumado a jogar no meio-campo, nas alas, ou até como segundo avançado, Florian Wirtz é muito evoluído tecnicamente, sendo capaz de passar por adversários com facilidade através da sua qualidade de drible ou fintas notáveis. Tem também uma excelente leitura de jogo, que lhe permite assistir os seus colegas com passes cirúrgicos e cruzamentos teleguiados ou realizar desmarcações inteligentes que, aliadas ao seu instinto goleador, fazem dele uma grande ameaça ofensiva. Tendo em conta tamanho talento em tão tenra idade, o futuro do alemão poderá ser muito especial.

 

Fontes das Imagens: Instagram @flowirtz27, Twitter @bayer04fussball

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.