Carlos Queiroz deixa o comando da Colômbia

A seleção da Colômbia anunciou ontem que Carlos Queiroz deixou de ser o selecionador da nação sul-americana. A sua saída já andava a ser apontada como iminente após a equipa ter sofrido duas goleadas seguidas nos seus últimos encontros de qualificação para o próximo Mundial.

A Federação Colombiana anunciou a saída do técnico português através de um comunicado onde agradeceu o seu esforço no comando da equipa, “A Federação Colombiana de Futebol e o diretor técnico Carlos Queiroz concordaram que o técnico não continuará a liderar a Seleção Colombiana de Seniores Masculinos. Para a FCF foi um orgulho tê-lo quase dois anos, nos quais ele nos deu toda a sua capacidade de trabalho, conhecimento e experiência, que havia precedido internacionalmente”.

A Federação revelou ainda que a passagem de Queiroz deixou um contributo “que servirá para continuar o desenvolvimento dos projetos que estão a ser realizados em todas as seleções do país” e desejou os melhores sucessos para o seu futuro profissional. Relativamente ao treinador que irá suceder a Queiroz, a imprensa internacional tem apontado o nome de Jorge Sampaoli, técnico que atualmente orienta o Atlético Mineiro, líder do Brasileirão ao fim de 42 jogos, como a mais provável hipótese para assumir o comando dos cafeteros.

Carlos Queiroz liderava a seleção colombiana desde fevereiro de 2019, tendo orientado um total de 18 partidas, nas quais venceu nove, empatou cinco e foi derrotado por quatro ocasiões. Duas dessas quatro derrotas aconteceram nas últimas duas partidas disputadas pela turma colombiana na qualificação para o Mundial 2022 e foram resultados que terão tido um papel determinante na decisão da FCP em acertar a rescisão contratual do técnico português. A Colômbia foi derrotada por três a zero frente ao Uruguai no dia 13 de novembro e deu seguimento a esse desaire com outro ainda mais pesado às mãos do Equador, tendo sido goleada por seis a um cinco dias depois.

A Colômbia ocupa atualmente a sétima posição da tabela classificativa da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022 com quatro pontos somados, encontrando-se a dois pontos de distância do quinto lugar (acesso aos play-offs), atualmente ocupado pelo Uruguai. O próximos jogos de qualificação da América do Sul terão lugar em março de 2021, altura em que a nação tricolor vai enfrentar o Brasil (em casa) e o Paraguai (fora).

Fonte da imagem de capa: Twitter @LinhasQuatro

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.