Europa League: 14 equipas a caminho dos 16 avos numa noite goleadora

Quinta-feira à noite, quinta ronda da fase de grupos da Liga Europa: golos, golos, golos.

Nesta ronda já várias equipas se qualificaram para os dezasseis avos de final, mas ainda há muito por decidir.

O Benfica recebeu o Lech Poznan em Lisboa e venceu os polacos por 4-0. Com vários regressos de lesão e de isolamento devido à Covid-19, os encarnados fizeram um dos seus melhores jogos nos tempos recentes, com Pizzi a assumir as rédeas do jogo. Vertonghen estreou-se a marcar pelo clube da Luz, Darwin voltou a faturar no seu regresso, Pizzi fez o 3-0 e Weigl fechou o marcador. A equipa comandada por Jorge Jesus qualifica-se assim para a próxima ronda, tal como o Rangers que venceu o Standard Liege por 3-2 na Escócia. Neste momento os escoceses encontram-se no topo do grupo, uma vez que estão em vantagem no confronto direto contra o Benfica. Assim, o Benfica apenas precisa de, na última jornada, fazer mais pontos que o Rangers para passar em primeiro.

O Braga foi à Grécia vencer o AEK por 4-2 e carimbar a passagem à próxima fase da competição. Wenderson Galeno foi o Homem do jogo ao contribuir com duas assitências e um golo. Tormena, Ricardo Esgaio e Ricardo Horta marcaram os restantes. O ex-Benfica Nelson Oliveira marcou um dos golos do AEK. Os Gverreiros continuam assim o seu grande momento de forma e encontram-se em igualdade de pontos com o Leicester que perdeu na Ucrânia contra o Zorya. Os ingleses continuam à frente do grupo devido ao confronto direto. Assim, tal como o Benfica, o Braga apenas precisa de fazer mais pontos que o Leicester para ficar no primeiro lugar do grupo.

O Tottenham de José Mourinho deslizou na Áustria, mas carimbou na mesma a passagem à próxima fase. Num jogo louco, que viu ambas as equipas em vantagem, o LASK empatou aos 90+3′, já depois de Dele Alli ter feito o 3-2 a favor dos ingleses aos 87′. Os Spurs encontram-se no segundo lugar do grupo, atrás do adversário da próxima jornada: o Royal Antwerp. Este encontro, que terminou 1-0 para os belgas na 2ª jornada, irá decidir quem passa em que posição do grupo, sendo que o Tottenham apenas passa para a liderança com uma vitória.

O Arsenal voltou a contar com adeptos no estádio pela primeira vez desde março, e aproveitou para mais um festival de golos. Os ‘Gunners’ bateram o Rapid Viena por 4-1, com Lacazette, Pablo Mari (de regresso à equipa depois de lesão em junho), Nketiah e Emile Smith-Rowe a faturar. A equipa comandada por Mikel Arteta garante assim o primeiro lugar do grupo B, com o Rapid Viena e o Molde a decidir o segundo lugar na última jornada.

O Lille venceu o Sparta de Praga por 2-1, os gauleses estiveram a perder aos 71 minutos mas, aos 80 e aos 84, Burak Yilmaz bisou para dar a vantagem aos ‘dogues’. A equipa de Renato Sanches, José Fonte, Xeka e Tiago Djaló garante então a passagem à próxima fase junto do Milan. Os italianos venceram o Celtic por 4-2 e irão lutar pela liderança do grupo na última jornada.

A Roma de Paulo Fonseca venceu os Young Boys por 3-1, depois de estar a perder aos 34′. Borja Mayoral, Calafiori e Dzeko marcaram os golos dos romanos. Os italianos garantem assim a liderança do grupo, e os suíços irão discutir o segundo lugar do grupo com o Cluj na última jornada.

O grupo F continua o mais em aberto, sendo que Napoli, Real Sociedad e AZ Alkmaar ainda estão na luta pelos lugares de acesso à próxima fase. O Napoli empatou com o Rijeka (1-1) e o encontro entre a Real Sociedad e o AZ terminou também empatado (2-2), deixando qualquer decisão sobre este grupo para a última jornada.

Nesta jornada 14 equipas garantiram a sua presença nos 16avos da prova, são elas: Braga, LOSC Lille, Milan, Villarreal, Antwerp, Tottenham Hotspur, Dinamo Zagreb, Estrela Vermelha, Slavia Praga, Leverkusen, Rangers, Benfica, Granada, PSV.

Estas equipas juntam-se assim ao Arsenal, à Roma, ao Leicester e ao Hoffenheim que já tinham o passe para a próxima ronda confirmado. Estas equipas esperam ainda pelos resultados da Liga dos Campeões para saber quem poderão ser os seus adversários.

 

Outros resultados:

Slavia Praga 3-0 H. Beer Sheva

Nice 2-3 Bayer Leverkusen

Granada 0-1 PSV

Omonia 2-1 PAOK

Cluj 0-0 CSKA Sofia

Molde 3-1 Dundalk

Antwerp 3-1 Ludogorets

Feyenoord 0-2 Din Zagreb

Qarabag 1-1 Maccabi Tel Aviv

Estrela Vermelha 0-0 Hoffenheim

Gent 1-2 Liberec

Sivasspor 0-1 Villarreal

CSKA Moscovo 0-1 Wolfsberger

 

Imagem por: Twitter @EuropaLeague