Portugal conhece os seus adversários na qualificação para o Mundial 2022
O sorteio da qualificação para o Mundial 2022 teve lugar nesta segunda-feira, dia sete, em Zurique e ditou os adversários de Portugal na luta pelo acesso à prova. Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão são as nações que, junto de Portugal, completam o quadro do Grupo A.
Ao contrário dos restantes continentes, a Europa apenas assistirá ao começo das suas partidas de apuramento para o Campeonato do Mundo no próximo mês de março. Estão 13 vagas europeias em jogo na corrida ao apuramento, sendo que existem 10 grupos em que o primeiro lugar garante um bilhete para o Qatar em 2022. As três vagas restantes estão destinadas aos vencedores de um sistema de playoffs que vai incluir todos os segundos classificados dos seus respetivos grupos da qualificação e ainda as duas equipas que, apesar de não terem terminado nos dois primeiros postos do seu grupo, tenham sido as melhores vencedoras do seu grupo na Liga das Nações, independentemente do escalão em que tenham estado inseridas.
Ao todo, são 55 os países que estão na luta por uma vaga no próximo Mundial. As partidas da fase de grupos do apuramento estão previstas para ter lugar entre março e novembro do próximo ano, enquanto que os playoffs irão decorrer nos últimos dias do mês de março de 2022.
Grupos da Qualificação para o Mundial 2022:
Grupo A: Portugal, Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo, Azeibaijão.
Grupo B: Espanha, Suécia, Grécia, Geórgia, Kosovo.
Grupo C: Itália, Suíça, Irlanda do Norte, Bulgária, Lituânia
Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão.
Grupo E: Bélgica, País de Gales, República Checa, Estónia, Bielorrússia.
Grupo F: Dinamarca, Escócia, Áustria, Israel, Moldávia, Ilhas Faroé.
Grupo G: Holanda, Turquia, Noruega, Montenegro, Letónia, Gibraltar.
Grupo H: Croácia, Rússia, Eslovénia, Eslováquia, Malta, Chipre.
Grupo I: Inglaterra, Polónia, Hungria, Albânia, Andorra, São Marino.
Grupo J: Alemanha, Islândia, Roménia, Arménia, Macedónia do Norte, Liechtenstein.
Fonte da imagem de capa: Twitter @B24PT