Primeiro no Natal é primeiro no final?

Nas curiosidades desta semana, analisamos a tabela classificativa da Liga NOS dos últimos cinco anos em dois momentos: na paragem natalícia e no final da época. Será bom presságio passar a consoada no topo? Ou de pouco importa passar o Natal em primeiro?

Liga NOS 2019/20

1º no Natal: SL Benfica

1º no final: FC Porto

No fim de Dezembro do ano passado, o Benfica parecia caminhar para uma época histórica, com 13 vitórias e apenas uma derrota em catorze jogos. No entanto, o Porto durante toda a época nunca deu muita margem de erro aos encarnados, por isso mesmo, na jornada 23 as equipas trocaram de posições e de lá acabaram por não sair. Sendo assim, no final da temporada, o Porto acabou por ficar em primeiro e o Benfica em segundo.

Liga NOS 2018/19

1º no Natal: FC Porto

1º no final: SL Benfica

Há duas temporadas os papeis inverteram-se. Era o FC Porto que havia passado a noite de 24 para 25 de dezembro no topo da classificação, contudo, uma troca na cadeira de sonho do clube da Luz, fez com que Bruno Lage tornasse as águias imparáveis e, consequentemente, campeãs.

Liga NOS 2017/18

1º no Natal: FC Porto/Sporting CP

1º no final: FC Porto

Na véspera de Natal de 2017, o pódio da Liga NOS estava bastante equilibrado; o primeiro lugar estava dividido entre dragões e leões, que repartiam a posição com 39 pontos à 15ª jornada, e o Benfica vinha em terceiro, com apenas menos três pontos que os rivais. Em maio, a história já era outra. O Porto acabou em primeiro, com 88 pontos, o segundo ficou entregue ao Benfica e o terceiro ao Sporting, que acabaram por ficar a 7 e 10 pontos dos dragões, respetivamente.

Liga NOS 2016/17

1º no Natal: SL Benfica

1º no final: SL Benfica

Um Benfica bastante forte e regular durante toda a época. No Natal, as águias de Rui Vitória estavam em primeiro com quatro pontos de vantagens do segundo classificado, o Porto. Depois, durante várias jornadas, ambas as equipas andaram coladas, com apenas um ponto de distância, no entanto, à 29ª jornada, o clube da Luz voltou a dilatar a vantagem e acabou por ganhar o campeonato com 6 pontos de distância dos dragões.

Liga NOS 2015/16

1º no Natal: FC Porto

1º no final: SL Benfica

Um campeonato memorável. Em dezembro, com Julen Lopetegui, os dragões encontravam-se em primeiro lugar na corrida ao título, no entanto, pouco durou e rapidamente se viu que a luta pelo campeonato seria entre águias e leões. O Sporting em janeiro passou para primeiro após bater o Porto em Alvalade, contudo, foi mesmo em Alvalade que os leões de Jorge Jesus acabaram por perder o título, frente ao Benfica de Rui Vitória, após uma derrota pela margem mínima. Depois de vencer em Alvalade, o Ferrari vermelho e branco nunca mais parou e acabou por ser campeão nacional.

E agora, como será na corrente época? Para já, os leões comandam a Primeira Liga, conseguiram manter-se em primeiro até ao fim, ou irão os rivais aproveitar um eventual deslize? 

Fonte das imagens: Sapo Desporto e Zerozero

 

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.