Jovem Promessa: Josko Gvardiol, o muro croata

Josko Gvardiol, jovem defesa central de 18 anos, é das maiores pérolas do futebol europeu. Recentemente assinou pelo RB Leipzig, transferência que já está acertada e será concretizada em junho de 2021. Saiba mais sobre este jogador que é cada vez menos promessa e cada vez mais certeza.

 

Nome: Josko Gvardiol

Idade: 18 anos

Posição: Defesa central

Pé preferido: Esquerdo

Altura: 1,85 metros

Atual clube: Dinamo Zagreb

Gvardiol nasceu a 23 de janeiro de 2002 em Zagreb e cedo ingressou no clube local, o NK Tresnjevka. Apesar da sua tenra idade, a sua capacidade de liderança, leitura de jogo e forte capacidade física não passavam despercebidas e, por isso mesmo, o clube grande da cidade (Dinamo Zagreb) ficou atento ao jogador e em 2011 obteve a sua assinatura.

Pela formação do Dinamo, o jogador foi crescendo e passou a ser um dos pilares de cada escalão por onde passava, o que lhe valeu a chamada a várias seleções jovens da Croácia. Na época passada, com apenas 17 anos, o jogador participou em partidas de três escalões distintos do clube (os sub-19, a equipa B e a equipa principal). No fim da temporada passada, Gvardiol era presença assídua no 11 da equipa principal do Dinamo.

Sem perder tempo, os olheiros do Leipzig apressaram-se para conseguir o passe do jogador e a transferência foi realizada, sendo que o jogador atuará até ao final desta época pelo emblema croata e só se transfere no inicio da próxima.

Nesta temporada, já realizou nove partidas na primeira liga croata, duas na qualificação da Liga dos Campeões e seis na Liga Europa, onde tem um golo e duas assistências, divididas pelos dezassete jogos. Está também à espera da sua primeira internacionalização pela seleção principal da Croácia.

Já é certeza na Croácia e prepara-se para conquistar o seu lugar em terras bávaras. Até onde chegará este central? Não passará de mais um central mediano ou está a caminhar para uma carreira memorável?

 

Fonte das imagens: Goal.com e site da Media Referee

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.