Surto de Covid-19 no plantel encarnado, que estuda a hipótese de parar 14 dias

17 casos de coronavírus, desde jogadores, comissão técnica e funcionários, são os novos casos que afetam o Benfica depois dos testes realizados este domingo.

O site oficial dos encarnados foi a opção escolhida para emitir um comunicado onde refere que o clube se encontra com vários casos de Covid-19. O clube da Luz, que se encontra aos comandos de Jorge Jesus, através do comunicado pediu à DGS a paralisação das suas atividades por 14 dias. Com esta medida, o clube das águias pretende, segundo o comunicado, “a defesa da saúde pública e da integridade física dos atletas envolvidos”. Entre os infetados, já se sabe que se encontra o presidente do clube, Luís Filipe Vieira.

O Benfica tem encontro marcado contra o Braga, já amanha, num jogo a contar para a meia-final da Taça da Liga. Se os 14 dias de paragem chegarem mesmo a ser aprovados, a turma de Jorge Jesus tem ainda outros três jogos até Fevereiro, nos quais se incluí o Derby de Lisboa, frente ao Sporting a contar para a Liga NOS.

Em resposta ao comunicado emitido pelos encarnados, a DGS já veio marcar a sua posição, dizendo que não se encontra em posição de conceder uma paragem do clube, sendo que essa decisão passa por ser tomada pela Liga de Clubes. A DGS acrescenta ainda que não se considera a autoridade competente para tomar tal decisão devido à especificidade da mesma, por se tratar de um clube e não do futebol profissional ou de uma modalidade no seu todo, ou mesmo de uma competição. “A Autoridade de Saúde territorialmente competente, avaliadas as circunstâncias e o risco, decide sobre os jogadores que ficam isolamento, por motivo de doença, e sobre os jogadores que ficam em isolamento profilático, por serem considerados contactos de risco. A decisão quanto ao restante plantel é da responsabilidade dos clubes desportivos”.

O Benfica, acabou por anular a habitual conferência de imprensa com o técnico, Jorge Jesus. Contudo, a equipa treinou no Seixal com os jogadores que se encontram disponíveis e com o treinador de 66 anos, a dar treino sozinho, que testou negativo. São cinco os jogadores do plantel principal que se encontram infetados, Waldschmidt, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Gilberto, assim como Luisão da equipa técnica.

A Liga de Clubes tem agora em mãos a decisão de adiar os jogos do emblema das águias.

 

Leia aqui o comunicado do SL Benfica:

“O Sport Lisboa e Benfica comunica que, no decurso dos testes realizados desde sábado no Seixal, foram detectados 17 novos casos de COVID-19 entre staff, equipa técnica e jogadores. Perante estes dados, na defesa da saúde pública e da integridade física dos atletas envolvidos, o Benfica remete para a DGS a decisão de se apresentar em competição nos próximos 14 dias”.

 

Fonte da imagem: Twitter SL Benfica

Emanuel Brasil

Nasci na cidade mais alta de Portugal e foi aqui que comecei a dar os primeiros toques no mundo da bola e a acompanhar os mesmos com a escrita que dá brilho ao jogo fora das quatro linhas. Com a bola de um lado e a caneta do outro, acabei por me licenciar em Ciências da Comunicação na UBI e onde tiro agora, o mestrado em jornalismo.