Benjamin Sesko, o novo brinquedo do Red Bull Salzburg

Fazer de Benjamin Sesko um Haaland 2.0 é um dos novos e mais aliciantes objetivos do Red Bull Salzburg, clube que recentemente tem dado nas vistas pelos bons jogadores que formam.

Benjamin Sesko, ponta de lança de 17 anos com um metro e noventa e quatro, é uma das maiores promessas do futebol esloveno. Sesko nasceu em Radece, na Eslovénia, a 23 de maio de 2003. Ingressou no mundo do futebol pelas portas do clube local, o NK Radece. O faro de golo e o instinto matador já se notavam apesar da tenra idade e, essas características, valeram-lhe uma troca de clube, para o NK Trbovlje.

O seu desenvolvimento assistia a um crescimento exponencial, quer a nível físico, quer a nível mental. Sesko voltava a apresentar qualidade acima da média comparativamente à equipa onde estava inserido e isso valeu-lhe uma nova transferência, desta feita para o NK Krsko. Em 2017, com apenas 14 anos, Sesko estreou-se na equipa sub-19 do Krsko.

Estreia impressionante do jovem jogador que, como era de esperar, suscitou o interesse de vários clubes grandes da Eslovénia. O NK Domzale chegou-se à frente e conseguiu a assinatura do jogador. O jogador, na altura com 15 anos de idade, jogava nos sub-17 da equipa eslovena e o objetivo era claro, crescer e dali a pouco tempo, estrear-se na equipa principal; no entanto, esta qualidade, juventude e irreverencia não passavam despercebidas aos olheiros do RB Salzburg e em 2019 Sesko transferiu-se para os austríacos.

Ainda era cedo para Sesko se estrear na equipa principal, e isso fez com que o Salzburg arranjasse um empréstimo do jogador, para o clube da segunda divisão, o FC Liefering. Em 12 jogos na segunda divisão austríaca, Sesko adicionou à sua conta pessoal 3 golos e 3 assistências. O empréstimo terminou no inicio de Janeiro deste novo ano e Sesko já se voltou a apresentar ao RB Salzburg, tendo já somado os primeiros minutos pela equipa principal na vitória do Salzburg deste fim-de semana.

17 anos, 1,94 metros, um pé direito temível e muita qualidade são características que definem esta jovem promessa. Extremamente forte fisicamente, bom a jogar, quer de costas, quer de frente para a baliza, matador dentro de área e no jogo aéreo não dá hipóteses. Um jogador que certamente será potenciado pelo RB Salzburg e que estará, não tarda, na lista dos maiores clubes da europa.

Fonte das imagens: LAOLA1.at e Ekipa-svet24

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.