“Deadline” do mercado de inverno com vários negócios concluídos

Como é costume no fecho do mercado de transferências, foram vários os negócios que foram concluídos à última da hora. Passando por Portugal e pelas principais ligas europeias, são vários os reforços que ficaram fechados “à justa” e que poderão ter passado despercebidos.

Liga NOS

O final da noite de segunda-feira, rico em futebol, atraiu as atenções dos adeptos portugueses principalmente pelo dérbi entre Sporting e Benfica e pela confirmação de Paulinho como o reforço mais caro da história leonina. No entanto, estes não foram os únicos tópicos de destaque a envolver a Liga NOS.

O Sporting confirmou a chegada oficial de Matheus Reis, que assinou um contrato até 2025 com os leões. O jogador desvinculou-se do Rio Ave e foi inscrito pela turma verde e branca na sua lista de jogadores para a segunda metade da temporada. O lateral brasileiro contava com apenas duas partidas disputadas pelos vilacondenses na presente época, após ter sido suspenso por se ter recusado a jogar no seguimento de uma tentativa de saída para o Olympiacos em setembro do ano passado e passa, desta forma, a fazer parte do plantel do Sporting.

Fonte da imagem: Twitter @futebol_pais

Matheus Reis não foi o único lateral a dar uma entrada de última hora no Sporting. Também João Pereira foi confirmado como reforço do Sporting. O internacional português de 36 anos, ao que tudo indica, assinou um contrato válido até ao final da temporada, sendo esperado que venha a integrar a estrutura leonina após o fim de carreira. Por agora, João Pereira foi incluído nos inscritos do Sporting para a Liga, tal como Paulinho e Matheus Reis e vai iniciar a sua terceira passagem em Alvalade, após ter rescindido o seu contrato com o Trabzonspor recentemente.

Fonte da imagem: Twitter @DTransferencias

 

Em sentido contrário, o Sporting também conseguiu encontrar colocação para alguns dos seus excedentários. Conhecida a saída por empréstimo de Tiago Ilori para o Lorient, Rafael Camacho também foi emprestado, com o extremo de 20 anos a ser cedido ao Rio Ave até ao final da temporada, sem opção de compra. Já Pedro Mendes, avançado de 21 anos que não conseguiu destacar-se com as cores do Almería na primeira metade da temporada, foi emprestado até ao fim da época ao Nacional da Madeira.
Fonte da imagem: Twitter @imatemynameis1
Fonte da imagem: www.cdnacional.pt

 

 

 

 

 

 

O Rio Ave, no entanto, não se ficou apenas por Camacho. O emblema apresentou ainda dois reforços brasileiros para o ataque à segunda metade da época: Sávio e Júnior Brandão. O primeiro é um lateral de 25 anos que pertencia aos quadros dos brasileiros do Ferroviária, mas que se encontrava a atuar por empréstimo no Atlético Mineiro e que assinou um contrato até 2025 com a equipa de Vila do Conde. O segundo é um avançado de 26 anos que se encontrava vinculado ao Ludogorets (Bulgária) e que chega aos Arcos por intermédio de um empréstimo até ao final da temporada.

Ainda em Portugal, o Portimonense e o Famalicão também completaram negócios no limite do prazo. Os algarvios selaram a chegada de Lee Seung-Woo, um médio ofensivo coreano de 23 anos que conta com passagens pela formação do Barcelona e que se encontrava a atuar pelos belgas do Sint Truiden. Já os famalicenses anunciaram um reforço de peso e bem conhecido pelos adeptos minhotos: Pêpê Rodrigues. O médio de 23 anos, que se destacou em solo português com a camisola do Vitória SC no ano passado e que jogou pelo Olympiacos na primeira metade da presente época (13 jogos), chegou por empréstimo até ao final da temporada à equipa de Silas e já foi inscrito pelo clube.

Fonte da imagem: Twitter @FCF1931_Oficial

Premier League

Conhecidas as investidas do Liverpool para reforçar o centro da sua defesa, Anfield não foi o único estádio que acolheu caras novas. Joshua King, avançado norueguês que atuava pelo Bournemouth, foi apresentado no Everton, tendo assinado um contrato até ao final da temporada. Já o Southampton viu chegar às suas fileiras Takumi Minamino, extremo japonês do Liverpool que tinha vindo a perder espaço nas contas de Klopp, com apenas 17 jogos e quatro golos na presente época. O extremo chega aos saints por empréstimo, sem opção de compra, até ao final da temporada.

Fonte da imagem: Twitter @DTransferencias

Ainda em solo inglês, o Arsenal emprestou dois jovens que não contavam para a atual época dos gunners. Joe Willock foi cedido ao Newcastle e Ainsley Maitland-Niles foi emprestado ao West Bromwich Albion, em duas cedências até ao final da época que não contemplam qualquer opção de compra.

LaLiga

Em Espanha, apenas um destaque para os adeptos portugueses. O Celta de Vigo anunciou a contratação de Facundo Ferreyra, que desvinculou-se recentemente do Benfica e era um nome livre para assinar por qualquer emblema. O avançado argentino assinou um contrato até ao final da temporada com os espanhóis.

Fonte da imagem: Twitter @vaievem_futebol

Bundesliga

Em solo alemão, destaque para uma estreia tardia de um natural do país. Shkodran Mustafi rescindiu o seu contrato com o Arsenal e assinou pelo Schalke 04 até ao final da época, que recorde-se, viu Ozan Kabak abandonar os quadros do clube e reforçar o Liverpool. O central alemão, que saiu da Alemanha em idade júnior para Espanha, vai ter oportunidade, aos 28 anos de idade, de se estrear na liga do seu país de nascimento.

Fonte da imagem: Twitter @FutebolMercado

Serie A

Em Itália, a Juventus conseguiu encontrar uma colocação para dois nomes excedentários. Khedira voltou para a Alemanha, tal como já tinha sido noticiado e Daniele Rugani foi cedido, a título de empréstimo, ao Cagliari até ao final da temporada. O central de 26 anos não conseguiu ser opção no Rennes na primeira metade da época e agora volta a ser cedido, estando complemente descartado por Antonio Conte. Já o Parma viu chegar uma promessa do Bayern de Munique às suas fileiras. Joshua Zirkzee, avançado holandês de 19 anos, foi emprestado à turma de Bruno Alves com uma opção de compra de 15 milhões de euros, mantendo o gigante alemão uma percentagem de 7,5% de uma futura venda.

Fonte da imagem: Twitter @imatemynameis1

Ligue 1

Em França, o destaque vai para Jean-Clair Todibo. O central, que se encontrava emprestado ao Benfica pelo Barcelona, abandonou a Luz e foi apresentado no Nice. Todibo chega por empréstimo do Barça até ao final da época com uma opção de compra de 8,5 milhões de euros, que pode ascender até aos 15 milhões mediante o cumprimento de determinados objetivos. Caso o jogador fique em definitivo no Nice, o Barcelona manterá 15% do seu passe. Finalmente, destaque para a chegada de Olivier Ntcham, proveniente do Celtic, ao Marselha, uma transferência que tem feito correr muita tinta no sul de França e que resultou na suspensão de André Villas-Boas no conjunto gaulês. O médio de 24 anos chegou por empréstimo dos escoceses até ao final da época, com uma cláusula de compra opcional no valor dos cinco milhões de euros.

Fonte da imagem: Twitter @vaievem_futebol

Numa altura habitualmente frenética para os clubes que se encontram a afinar os detalhes finais dos seus negócios, foram estas as principais caras que conheceram o seu novo clube mesmo antes do do mercado de transferências de inverno terminar.

Fonte da imagem: Twitter @CuriosidadesEU

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.