Arsenal interessado na contratação de Tiago Tomás

Jovem avançado está referenciado pelo clube londrino.

A imprensa inglesa avança que já existem conversações entre os dois clubes para que o jogador de 18 anos reforce os Gunners no verão por uma verba a rondar os 23 milhões de euros.

Segundo o The Sun, o treinador Mikel Arteta assistiu ao dérbi com o Benfica, com o objetivo de observar os encarnados tendo em vista o encontro dos 16 avos de final da Liga Europa mas ficou mais impressionado com o que viu da jovem promessa dos leões, dando o aval à sua contratação.

Segundo o mesmo artigo, Edu Gaspar, diretor desportivo do Arsenal, tem mantido conversas nas ultimas semanas com Hugo Viana, homólogo do Sporting, no sentido de reservar Tiago Tomás, de forma a não se repetir o que aconteceu em 2003 quando o clube comandado por Ársene Wenger, perdeu um talento geracional chamado Cristiano Ronaldo para o rival Manchester United. Apesar de ter uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e contrato até 2025, a necessidade de vender por parte do Sporting poderá levar a que o negócio seja feito por valores muito mais baixos, o que ainda assim do ponto de vista financeiro, no imediato, poderia ser considerado um sucesso vender de um jovem de apenas 18 anos por mais de 20 milhões de euros.

Do ponto de vista desportivo, esta pode ser uma decisão que deixará dúvidas devido à importância do avançado no esquema de Ruben Amorim, onde a sua polivalência permite que possa jogar como avançado centro, cujas movimentações para a lateral arrastam os centrais, abrindo espaços em zonas de finalização para os médios mais ofensivos da equipa. Quando a equipa opta por jogar com um avançado fixo como Paulinho, a sua explosão e capacidade de desequilibro podem ser usadas enquanto extremo ou saído do banco como “arma secreta pouco secreta”, assumindo-se em ambos os casos como  uma dor de cabeça para centrais pouco móveis e demasiado posicionais, algo que na Premier League poderia ser aproveitado por Arteta, acrescentando TT a um ataque recheado de jovens jogadores entusiasmantes com Matinelli, Saka ou Emile-Smith Rowe.

Esta época, Tiago Tomás contabiliza 5 golos em 25 presenças pela equipa principal dos leões sendo uma das jóias da nova fornada de talentos de Alcochete, que conta também com nomes como Joelson Fernandes, Gonçalo Inácio ou Eduardo Quaresma, cobiçados por grandes clubes europeus.

 

Fonte da imagem: Facebook Sporting Clube de Portugal