UEFA Youth League de 2020/21 cancelada
Decisão tomada face à atual situação pandémica.
A UEFA anunciou esta quarta-feira à tarde que a edição desta temporada da Youth League, competição europeia de clubes sub-19, não se irá realizar. O Comité Executivo da UEFA, o Comité de Competições de Clubes da UEFA e a Associação Europeia de Clubes consideraram não haver condições para o início da prova devido às restrições de viagens atualmente em vigor e à desistência prévia de dois clubes.
Recorde-se que o formato e a data do torneio já haviam sido alterados: em vez da habitual fase de grupos seguida de eliminatórias, esta edição teria somente o “mata-mata” e começaria apenas nos primeiros dias de março, ao contrário da típica sincronização com a Liga dos Campeões.
O organismo liderado por Aleksander Čeferin referiu também que era impossível voltar a adiar o começo da competição e que o bem-estar dos atletas foi priorizado.
Este ano, FC Porto e SL Benfica eram os representantes portugueses na prova, sendo que os dragões, que já a venceram em 2018/19, iriam enfrentar o Shakhtar Donetsk e as águias, finalistas vencidas em três ocasiões, tinham pela frente o Sparta de Praga.
Fique com o comunicado na íntegra:
“O Comité Executivo da UEFA decidiu hoje cancelar a edição 2020/21 da UEFA Youth League devido à pandemia da Covid-19 e aos seus efeitos na organização das competições.
O comité tinha decidido inicialmente, no ano passado, alterar o formato da competição e adiar o seu início, mas as várias medidas impostas pelas autoridades de saúde em toda a Europa continuaram a evoluir desde então. As restrições de viagens que afectam os clubes participantes criam grandes dificuldades para a organização dos seus jogos e dois clubes já se retiraram da prova.
O Comité Executivo da UEFA sublinhou que não há possibilidade de adiar mais o início da competição e que a saúde e segurança dos jovens jogadores deve ser a principal prioridade.
Lamentavelmente, as condições para reiniciar esta competição internacional de futebol jovem não foram cumpridas nas actuais circunstâncias e tanto o Comité de Competições de Clubes da UEFA como a Associação Europeia de Clubes foram consultados e apoiaram a ideia de cancelar excepcionalmente a UEFA Youth League esta época.”
Fonte da Imagem: Twitter @LFCBrasil