Já estão apurados os 16 clubes que tentarão levantar o troféu da Liga Europa

Numa ronda marcada pela eliminação das duas equipas portuguesas, foram várias as surpresas, os destaques e os golos na 2ª maior competição do futebol europeu.

Benfica e Sporting de Braga viram o sonho europeu terminar após derrotas com Arsenal e Roma respetivamente. Os lisboetas. após estarem a vencer 2-1, permitiram a reviravolta e foram eliminados pelo Arsenal num jogo realizado na Grécia fruto das restrições impostas pela pandemia. Já os bracarenses, após a derrota na primeira mão tinham uma tarefa complicada. No entanto, na segunda mão não conseguiram reverter o mau resultado e acabaram por perder 3-1. Paulo Fonseca passou mais uma etapa com os seus pupilos romanos.

Além do treinador da Roma, outros três treinadores portugueses conseguiram o apuramento. José Mourinho jogou ainda quarta feira, goleou e o Wolfsberger e conseguiu um resultado agregado de 8-1. O jogo ficou marcado por um golaço de bicicleta de Dele Alli e pelo bis de Carlos Vinícius que chegou aos seis golos na competição, tornando-se o melhor marcador ainda em competição (Yazici e Pizzi já foram eliminados). Luís Castro e o Shakhtar Donetsk venceram o Maccabi Tel Aviv e pela 2ª vez consecutiva ultrapassaram esta fase. Já o Olympiakos de Pedro Martins, José Sá, Rúben Semedo e Bruma perdeu com o PSV, mas, fruto do resultado da primeira mão eliminou os holandeses num agregado de 5-4.

Houve também espaço para quatro grandes surpresas. Nos primeiros jogos do dia, o Molde eliminou o Hoffenheim após uma vitória por 2-0 na Alemanha e o Granada de Rui Silva e Domingos Duarte eliminou o poderoso Nápoles onde atua o português Mário Rui. A vitória dos napolitanos por 2-1 não foi suficiente para reverter a vitória dos espanhóis na primeira mão e a eliminatória sorriu aos Rojiblancos. Já nos jogos iniciados às 20 horas, Slavia de Praga e Young Boys surpreenderam. Os checos venceram o Leicester por 2-0 e contrariaram o favoritismo dos ingleses. Já o Young Boys, após uma vitória na Suíça por 4-3 foi à Alemanha derrotar o Bayer Leverkusen por 2-0, acentuando a má fase vivida pelos germânicos.

Ajax e Lille protagonizaram um dos duelos mais aguardados pelos adeptos, fruto da juventude de ambas as equipas. Os holandeses, com sete jogadores com 23 anos ou menos, defrontaram o Lille que contou com seis jogadores sub-23, entre os quais Renato Sanches e Tiago Djaló. Xeka também foi titular e José Fonte assistiu do banco à vitória e à passagem do Ajax. Após uma primeira mão de gala, o Manchester United controlou a partida e eliminou a Real Sociedad, garantindo assim a passagem aos oitavos de final. O AC Milan sofreu, mas conseguiu eliminar o Estrela Vermelha, fruto dos golos marcados fora. Já o Villarreal ultrapassou o Red Bull Salzburg com dois golos de Gerard Moreno.

Nos restantes jogos, destaque para a eliminatória recheada de golos entre o Rangers – 1º classificado do grupo do Benfica – e o Royal Antwerp. 9-5 foi o agregado favorável aos escoceses. O Dinamo Zagreb eliminou o Krasnodar, última equipa russa nas competições europeias, e o Dinamo de Kiev ultrapassou o Brugge.

O sorteio será realizado em Nyon, na Suíça dia 26 de fevereiro de 2021. Os jogos da próxima fase serão disputados a 11 e a 18 de março e entre as 16 equipas será encontrado o sucessor do Sevilha.

 

Fonte da imagem de capa: Facebook- UEFA Europa League