Agenda: os jogos que vêm aí nos Campeonatos Europeus

Neste fim-de-semana e no princípio da semana que se segue, o mundo do futebol vai estar recheado de grandes encontros. Ficam aqui algumas indicações das partidas mais sonantes dos Campeonatos Europeus, com destaque para o nosso dérbi do Minho, o Der Klassiker na Alemanha, o dérbi de Manchester em Inglaterra ou o dérbi de Madrid em Espanha.

6 de março: Bayern Munique – Borussia Dortmund e Juventus – Lazio

Apesar da diferença de 13 pontos que separa ambas as equipas à entrada para este Der Klassiker, este encontro pode ser muito importante para as contas do título. O Bayern entrará no jogo sabendo que pode estar, à condição, em segundo lugar, pois o RB Leipzig vai jogar umas horas antes. Em caso de vitória da turma de Nagelsmann, os bávaros poderão ficar em segundo, invertendo assim as contas dum campeonato que há tantos anos é dominado pelo Bayern.

Em Itália, a Juventus de Cristiano Ronaldo enfrenta a Lazio. O clube de Turim vê o Inter a afastar-se cada vez mais na liderança, no entanto, o AC Milan está a apenas dois pontos, depois de vários deslizes nas últimas jornadas, permitindo assim que a Vecchia Signora se aproxime dos lugares cimeiros.

7 de março: Atlético de Madrid – Real Madrid e Manchester City – Manchester United

À entrada para a 26ª jornada do campeonato espanhol, o Atlético lidera com mais cinco pontos que Real Madrid e Barcelona, ainda que com menos um jogo disputado que ambos os rivais. Em caso de vitória no dérbi de Madrid, o Real pode assim aproximar-se do topo da tabela, recuperando duma distância que já foi de dez pontos.

No campeonato inglês, os dois primeiros classificados também se encontram, mas num paradigma diferente. Se em Espanha os primeiros lugares podem ficar separados por dois pontos, em Inglaterra a diferença já vai em 14 pontos entre Manchester City e Manchester United no topo da tabela. A equipa de Pep Guardiola leva 21 vitórias seguidas e, caso se continue essa sequência, a diferença alargará ainda mais para pelo menos 15 pontos (caso o Leicester City vença), dando o xeque-mate num campeonato que parece já estar fechado.

8 de março: Chelsea – Everton e Inter – Atalanta

Em Inglaterra, a jornada 28 termina com o encontro entre Chelsea e Everton. Neste jogo, quarto e quinto lugar, respetivamente, estão separados por um ponto. O Chelsea, que ainda não perdeu com Tuchel no comando, enfrenta o Everton de Ancelotti, que, em caso de vencer esta partida e o jogo que tem em atraso, e dependendo dos resultados de United e Leicester, pode chegar ao segundo lugar da tabela.

Em Itália, o Inter pretende continuar a sua caminhada ao Scudetto, tendo pela frente a Atalanta. A equipa de Gasperini é conhecida pelo seu futebol de ataque, e não será de todo uma tarefa fácil para a turma comandada por Antonio Conte.

9 de março: SC Braga – Vitória SC

O Braga, que na última jornada ultrapassou o FC Porto no segundo lugar da tabela, pretende manter a boa forma, que se agravou com a passagem à final da Taça de Portugal. Com apenas o Sporting em cima no campeonato, os bracarenses pretendem continuar a perseguição ao topo da classificação. O Vitória, por sua vez, continua a luta pelo quinto lugar, ocupado pelo Paços de Ferreira. Os vimaranenses, que apenas venceram um dos últimos cinco jogos, continuam na luta pela quinta posição, a apenas três pontos da equipa de Pepa.

 

Fonte da imagem: https://jornaldoluxemburgo.com/2020/10/vitoria-de-guimaraes-e-sporting-de-braga-encontram-se-no-derbi-do-minho/