Manchester City elimina Everton e segue para as meias finais da FA Cup

O Manchester City deslocou-se hoje a Goodison Park para disputar uma vaga nas meias finais da FA Cup com o Everton. A partida terminou com uma vitória cityzen por 0-2, após golos de Gündoğan e De Bruyne na fase final do jogo terem selado a passagem da turma de Guardiola à próxima fase da Taça.

O Manchester City apresentou-se nos quartos de final da Taça após ter eliminado Birmingham, Cheltenham e Swansea City no caminho da prova-rainha, enquanto que a turma de Carlo Ancelotti superou Rotherham, Sheffield Wednesday e Tottenham para chegar a esta fase da competição. O conjunto de Guardiola contou com Rúben Dias e Bernardo Silva no seu onze inicial, com João Cancelo a não ter saído do banco de suplentes, sendo que do lado da casa, André Gomes e João Virgínia, guardião português de 21 anos, foram as caras lusas titulares.

Após uma primeira parte em que ambas as defensivas levaram a melhor sobre os avançados, especialmente a dos tofees, que cortou várias tentativas ofensivas de Phil Foden, Raheem Sterling e Gündoğan, o segundo tempo assistiu a um crescimento atacante do Man. City, que continuou a ter em Foden e Sterling os seus homens mais perigosos. A defesa do Everton bem tentou arrastar a partida para o prolongamento mas o esforço dos visitantes acabou por eventualmente compensar na fase final do jogo, com Gündoğan, aos 84´, a bater finalmente Virgínia no seguimento de uma recarga de cabeça após uma defesa do português que fez esférico bater no poste e acabar na direção do médio alemão, que apontou o seu 16º tento na presente temporada, de longe a mais goleadora da sua carreira.

Ainda houve tempo para De Bruyne, aos 90´, dissipar todas as dúvidas acerca de quem seguiria para as meias finais, com o belga, assistido por Rodri, a fixar o resultado final, apesar de vários protestos da turma de Ancelotti devido a uma alegada falta anterior ao lance de golo.

Terminados os 90´, o Manchester City é a segunda equipa a garantir um lugar nas meias finais da FA Cup, após o Southampton ter vencido o Bournemouth por 0-3 na manhã de hoje e ter garantido também o seu lugar na próxima fase. Os dois lugares restantes estão reservados para os vencedores dos encontros Leicester City vs Manchester United e Chelsea vs Sheffield United, que serão disputados amanhã.

Fonte da imagem de capa: Twitter @EmiratesFACup

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.