Pinto da Costa nega inclusão do FC Porto na Superliga Europeia

12 dos 15 clubes fundadores da Superliga Europeia já se conhecem, mas três permanecem desconhecidos. Com rumores a apontarem o FC Porto como um dos emblemas a virem a ser apresentados na nova competição, Pinto da Costa veio hoje garantir que os dragões não irão participar “numa coisa que é contra as regras da União Europeia e UEFA“.

O presidente do FC Porto abordou hoje a apresentação da polémica Superliga Europeia, garantindo que o clube não irá fazer parte de uma prova que não é reconhecida pelos organismos que regem o futebol.

Houve contactos informais de alguns clubes, mas não demos grande atenção por duas razões. Primeiro, a União Europeia não permite que haja um circuito fechado de provas como há na NBA e, estando a nossa federação contra isso e fazendo parte da UEFA, enquadrado nesse quadro, não podemos participar numa coisa que é contra as regras da União Europeia e UEFA“, anunciou Pinto da Costa em conferência de imprensa.

O líder portista explicou ainda que o facto de vários gigantes europeus poderem vir a abandonar as competições europeias da UEFA não o preocupa, uma vez que isso não coloca em causa a existência destas provas.

Se isso for para a frente, e tenho as minhas dúvidas, a UEFA não irá acabar e continuará a ter provas, as provas que são oficiais. Não estamos preocupados por estar ou não estar. Estamos na Liga dos Campeões e esperamos continuar a estar por muitos anos. Olhamos para os que estão do outro lado, como Bayern, PSG, Ajax. Se estamos na UEFA não podemos pensar que só por alguém sair temos de ir atrás“, finalizou.

Recorde-se que também o Bayern de Munique, Borussia Dortmund e PSG já anunciaram que não irão participar na Superliga Europeia, uma competição que tem sido condenada por vários organismos desde o anúncio da sua criação. A UEFA, FIFA, União Europeia e as Federações alemãs, francesas, espanholas e inglesas de futebol já anunciaram a sua oposição em relação a esta prova e, em Portugal, também Pedro Proença, presidente da Liga, já se mostrou contra a sua realização.

Fonte da imagem de capa: Twitter @HablaDeportes

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.