UEFA anuncia alterações nas competições europeias a partir de 2024/25

O formato das competições europeias da UEFA vai sofrer alterações a partir da época 2024/25. O órgão que rege o futebol europeu anunciou hoje as mudanças que serão implementadas na Champions League, Europa League e Conference League e que passam por um aumento do número de equipas participantes e uma reestruturação da fase de grupos.

A UEFA anunciou hoje que, a partir da temporada 2024/25, a Champions League e a Europa League vão passar a incluir um total de 36 equipas, mais quatro do que anteriormente. A hipótese também está a ser considerada para a Conference League – terceira divisão europeia a entrar em vigor na próxima temporada – mas ainda não existe uma decisão final relativamente à mesma.

No que toca à fase de grupos das competições europeias, a grande mudança passa pela eliminação dos tradicionais grupos de quatro equipas, passando todas as equipas participantes a figurarem num sistema de liga. Cada equipa passará a disputar um total de dez jogos, cinco em casa e cinco fora, sendo que os confrontos serão sorteados por quatro potes e baseados no ranking das respetivas equipas.

Disputadas as dez jornadas, os primeiros oito classificados da competição garantem automaticamente a passagem aos 16 avos de final, sendo que as restantes oito turmas qualificam-se através de eliminatórias a duas mãos entre o nono e 24º classificado da liga. No caso da Champions League, os vencedores dessas eliminatórias completam desta forma os 16 avos de final da prova, enquanto que os perdedores seguem para a Europa League. Na Europa League, o sistema é idêntico, com as equipas derrotadas a caírem para a Conference e, nesta prova, a diferença está no menor número de playoffs realizados: seis em vez de oito.

Quanto às datas de realização dos encontros, não há grandes surpresas, com os confrontos da Champions League a continuarem a ser disputados nas terças-feiras e quartas-feiras, ficando as quintas-feiras livres para acolher as partidas da Europa League e Conference League. A única novidade é relativa a passarem a existir semanas exclusivas para a realização de encontros da Champions League às terças, quartas e quintas-feiras.

Salientando o foco do novo formato das competições europeias no “mérito”, a UEFA justificou as alterações anunciadas com a possibilidade de os clubes passarem a ganhar mais receitas com a sua participação, devido ao número de jogos ter sido aumentado.

 

Fonte da imagem de capa: Twitter @imatemynameis1

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.