O EURO de: Bélgica – O ínicio do fim de uma geração de ouro?

No dia de abertura do EURO 2020, fique com a análise à Seleção Belga.

A geração de ouro. Romelu Lukaku, Kevin De Bruyne, Dries Mertens, Thibaut Courtois, Youri Tielemans, Thorgan e Eden Hazard, Toby Alderweireld, Yannick Carrasco. Estes são apenas alguns dos nomes da melhor geração de sempre da Seleção Belga. Mas, apesar destes nomes todos, onde estão os resultados?

Apesar de não ter um passado futebolístico muito rico, era esperado que esta geração já tivesse conquistado um torneio de seleções. Desde Setembro de 2018 que é considerada pela FIFA a melhor seleção do mundo. Apesar disso, falhar a fase final da Liga das Nações 18/19, uma queda nos quartos de final e nas meias finais nos Mundiais de 2014 e 2018 respetivamente, e uma chocante derrota frente ao País de Gales nos quartos de final do Euro 2016 soam a pouco para uma equipa recheada de estrelas. Será que este é o ano?

Antes de podermos responder a isto, vamos olhar bem para a convocatória de Roberto Martínez:

Guarda Redes: Thibaut Courtois (Real Madrid), Simon Mignolet (FC Bruges), Matz Sels (Strasbourg)

Defesas: Toby Alderweireld (Tottenham), Dedrick Boyata (Hertha Berlin), Jason Denayer (Lyon), Jan Vertonghen (Benfica), Thomas Vermaelen (Vissel Kobe)

Meio-Campo: Timothy Castagne (Leicester), Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Nacer Chadli (İstanbul Basaksehir), Leander Dendoncker (Wolverhampton), Kevin De Bruyne (Manchester City), Thorghan Hazard (Borussia Dortmund), Thomas Meunier (Borussia Dortmund), Dennis Praet (Leicester), Youri Tielemans (Leicester), Hans Vanaken (FC Bruges), Axel Witsel (Borussia Dortmund)

Atacantes: Mitchy Batshuayi (Crystal Palace), Christian Benteke (Crystal Palace), Jeremy Doku (Rennes), Eden Hazard (Real Madrid), Romelu Lukaku (Inter de Milão), Dries Mertens (Napoli), Leandro Trossard (Brighton)

Roberto Martínez tem à sua disposição um grupo extremamente talentoso, como referido antes, mas com pouca profundidade defensiva, o que pode ser custoso devido à idade de alguns dos defesas escolhidos.

A baliza irá sem dúvida pertencer a Courtois. O guarda-redes do Real é dono da baliza belga desde jovem e é um dos melhores do mundo.

Na defesa é fácil de prever a manutenção do sistema com três centrais, com Vertonghen, Alderweireld e Denayer a segurar o seu lugar no 11, como assim foi durante a qualificação.

Olhando agora para o meio campo, aí é que as escolhas complicam. Apesar da lesão de De Bruyne, o que não falta é qualidade no miolo belga. Yuri Tielemans é provavelmente a escolha mais óbvia e fácil de fazer. A sua capacidade do desempenho do papel de Box-To-Box tem grande valor na transição ofensiva da equipa de Roberto Martínez, fazendo assim a ligação com os três centrais na saída de bola. A meu ver, o parceiro ideal seria D. Praet. Ignorando um pouco a escolha de Dendoncker nos jogos amigáveis, Praet é uma opção mais ofensiva, capaz de ligar o meio campo e o ataque, dando assim outra fluidez ao jogo belga.

Nas alas, Meunier e Castagme são também escolhas óbvias, pois cumprem o seu dever ofensivo e defensivo como mais ninguém.

A frente de ataque constituída por Lukaku, E. Hazard e Dries Mertens é uma frente menos móvel, mas mais experiente, permitindo assim ao ponta de lança do Inter um jogo mais apoiado, explorando assim o físico do avançado, e também as movimentações desiquilibradoras de Mertens e Hazard, que são bem capazes de fazer mossa à defesa adversária.

Fazendo parte do Grupo B com Rússia, Finlândia e Dinamarca, a Bélgica não pode dar grande espaço a surpresas, uma vez que tanto a Rússia como a Dinamarca são capazes de grandes resultados num bom dia, e uma seleção estreante como é a Finlândia vai com uma vontade enorme de deixar marca naquele que é o Europeu de 2021.

Será que é desta que a geração de ouro consegue fechar um torneio internacional com as mãos no troféu? Ou será este o início do fim de uma geração de ouro que tanto nos prometeu? A ver vamos. Logo apartír de dia 12.

Fonte de imagem: twitter.com/Balon_belga

Fonte das imagens táticas: http://sharemytactics.com/