Mercado de transferências: os destaques da última semana

Com o mês de agosto a aproximar-se, já há vários negócios milionários concluídos um pouco por toda a Europa desde que o mercado de transferências arrancou. Para o deixar a par das últimas movimentações do defeso, aproveitamos para recordar as principais transferências que se confirmaram na passada semana dentro das principais ligas europeias.

Premier League

A começar a semana passada, o Arsenal anunciou a vinda de uma promessa para o futuro. Albert Sambi Lokonga, médio de 21 anos, deixou os belgas do Anderlecht a troco de 18 milhões de euros, assinando um contrato válido até 2026 com os londrinos. Na temporada transata, apontou três golos em 37 jogos disputados. Um dia depois, confirmou-se o retorno de Marko Gruijc ao FC Porto. O médio de 25 anos voltou a ser emprestado pelo Liverpool aos dragões, numa cedência que desta vez contempla uma opção de compra, estimada em cerca de 12 milhões de euros.

A última sexta-feira marcou o anúncio de uma autêntica bomba no mercado inglês. O Manchester United anunciou a contratação de Jadon Sancho, extremo inglês do Borussia Dortmund, a troco de 85 milhões de euros. O internacional inglês era, a par de Haaland, um dos principais destaques da equipa auri-negra e do próprio campeonato alemão, sendo considerado uma das maiores promessas do futebol mundial e reforça assim os red devils após, na temporada passada, ter apontado 16 golos e 20 assistências em 38 jogos pela equipa de Raphael Guerreiro.

Fonte da imagem: twitter @ManUtdBR

Nota ainda para o dia de hoje, em que o Tottenham, de Nuno Espírito Santo, anunciou a chegada do internacional espanhol Bryan Gil, vindo do Sevilha num negócio que envolveu 25 milhões de euros, mais o passe de Erik Lamela, que segue viagem para a turma orientada por Julien Lopetegui.

LaLiga

O mercado espanhol esteve muito apagado nesta passada semana, uma vez que, tirando o negócio envolvendo o Sevilha, o Tottenham, Bryan Gil e Erik Lamela, há apenas espaço para duas menções. Uma delas é a nova cedência de Brahim Díaz, que voltou a ser emprestado pelo Real Madrid ao AC Milan, a troco de uma taxa de três milhões de euros, num empréstimo válido por duas temporadas. A outra é respetiva a Mamadou Loum, médio defensivo do FC Porto, que foi emprestado ao Alavés por uma época, após nunca se ter conseguido afirmar às ordens de Sérgio Conceição.

Fonte da imagem: twitter @alaveseng

Serie A

No que toca ao mercado transalpino, também muita calma marcou a última semana. A par da cedência de Díaz ao AC Milan, apenas nota para o empréstimo de Justin Kluivert, avançado holandês de 23 anos da AS Roma, orientada por José Mourinho, aos franceses do Nice por uma temporada.

Bundesliga

O mercado alemão, à semelhança da grande maioria dos restantes, tem sido muito condicionado pela pandemia, que tem obrigado a uma redução de custos por parte da maioria das equipas. Na semana passada, registo para Demarai Gray, extremo inglês de 25 anos, que trocou o Bayer Leverkusen pelo Everton, a troco de dois milhões de euros.

Com a mega-transferência de Jadon Sancho já mencionada anteriormente, resta ressalvar a saída de Jhon Córdoba, avançado colombiano de 28 anos do Herta de Berlim, rumo aos russos do Krasnodar, a troco de 20 milhões de euros, sendo que os alemães já colmataram a sua saída com a vinda de Stevan Jovetic, que terminou o seu contrato com o Mónaco.

Fonte da imagem: twitter @bundesligaenfr

Ligue 1

Já mencionadas as transferências que envolveram Justin Kluivert e Stevan Jovetic, dentro do mercado francês, a contenção de despesas tem sido o mote da última semana. A única transferência de registo envolveu Mario Lemina, médio de 27 anos que trocou o Southampton pelo Nice, numa aquisição que custou uma verba a rondar cinco milhões e meio de euros aos cofres franceses.

Liga Bwin

Agora num patamar nacional, o Benfica foi, a larga escala, a equipa mais movimentada da última semana. Os encarnados viram Filip Krovinovic despedir-se da Luz, após ser descartado por Jorge Jesus na pré-época, e rumar ao seu país-natal, tendo sido anunciado nos croatas do Hadjuk Split, que dispenderam um milhão e meio de euros na sua contratação. O grande destaque, no entanto, foi a vinda de Soualiho Meité. O médio costa-marfinense de 27 anos, que na temporada transata atuou, por empréstimo do AC Milan, no Torino, foi anunciado pelas águias há três dias, tendo custado cerca de 6,5 milhões de euros aos cofres encarnados.

Relativamente ao FC Porto, os dragões anunciaram ao longo da semana passada a já referida saída por empréstimo de Loum e o retorno de Marko Grujic, mas não só. Rodrigo Conceição foi também emprestado, seguindo viagem para o Moreirense, numa cedência válida por uma época.

No que toca às restantes equipas do campeonato nacional, Koki Anzai, lateral direito do Portimonense, retornou ao Japão em busca de conseguir mais visibilidade para voltar a ser chamado para os trabalhos da sua seleção, tendo sido anunciado pelo Kashima Antlers; Kenji Gorré, extremo de 26 anos, trocou o Nacional da Madeira pelo Boavista, numa transferência sem encargos para os axadrezados; Vítor Costa, lateral brasileiro de 26 anos, trocou os canarinhos do Inter de Lages pelo Marítimo; Dylan Batubinsika, central de 25 anos, despediu-se dos belgas do Antuérpia e reforçou o Famalicão, que viu Bruno Alves despedir-se do clube apenas 19 dias depois de ter sido anunciado como reforço, devido a desentendimento com o técnico Ivo Vieira; Alexandre Guedes, que não conseguiu apontar qualquer golo desde janeiro pelos famalicenses, rumou à liga polaca por intermédio do Rakow; Rui Pires, médio português de 23 anos, deixou os franceses do Troyes e juntou-se ao Paços de Ferreira por empréstimo e Payam Niazmand, guarda-redes iraniano de 26 anos, deixou o seu país-natal e foi oficializado no Portimonense, numa vinda a custo zero.

Fonte da imagem: twitter @futebol_pais

Fonte da imagem de capa: twitter @imatemynameis1

Alexandre Dionisio

Desde pequeno fui levado ao mundo do futebol, inicialmente enquanto júnior no Ginásio Clube de Alcobaça, clube da minha cidade, e agora mais velho enquanto espetador assíduo do mágico desporto que tanto nos emociona. Com uma licenciatura em Ciências da Comunicação na bagagem e um mestrado em Jornalismo em curso, acompanho cada jogo com a máxima emoção. Que isso nunca mude.