Jovens Promessas: Dusan Vlahovic, o diamante sérvio

Durante a sua longa história, a Fiorentina teve ao seu dispôr algumas das maiores jóias do futebol europeu, talentos esses que despontaram para o estrelato no Stadio Artemi Franchi. No entanto, nos últimos 70 anos apenas 9 jogadores tinham atingido o feito de marcar 20 ou mais golos numa edição da Serie A, entre eles, Gabriel Batistuta, Enrico Chiesa e Luca Toni.

Um grupo restrito que recentemente acolhou um novo membro. Estamos a falar de Dusan Vlahovic, um ponta de lança que, com apenas 21 anos, é apontado a alguns dos maiores clubes do mundo e que pode vir a ser uma das principais figuras da edição 2021/22 do Campeonato Italiano.

Nascido na cidade de Belgrado, capital da Sérvia, a 28 de janeiro de 2000, o goleador de 1,90m iniciou a sua formação no OFK Beograd antes de se mudar para o Partizan, onde se estrou na equipa principal na época 2015/2016, na altura com 16 anos. Em 2018, a Fiorentina apostou forte no potencial deste promissor avançado, adquirindo os seus serviços ao Partizan pela quantia de 1,95 milhões de euros, considerando o jovem sérvio um investimento que mais tarde ou mais cedo iria dar lucro ao clube.

Esta transferência acabaria mesmo por se revelar num achado sem precedentes na história dos “viola”. Em apenas três épocas, período no qual realizou um total de 84 jogos, Vlahovic apontou 29 golos, 21 dos quais na temporada 2020/21. O jogador de 21 anos terminou a última temporada da Série A como o quarto maior artilheiro do campeonato, ficando só atrás de Luis Muriel (22), Romelu Lukaku (24) e Cristiano Ronaldo (29).

Nas cinco ligas europeias de topo da temporada passada, apenas Erling Haaland (27) marcou mais golos do que Vlahović, quando tinha menos de 22 anos. Estatísticas impressionantes que escondem a sua capacidade de criar oportunidades e espaços para os seus colegas, o que, aliado ao seu espetacular pé esquerdo, faz de Vlahovic um talento especial. O avançado terminou a temporada 2020/21 em forma, com 12 tentos concretizados nas  últimas 13 partidas na Série A, revelando-se uma grande ameaça no ar, sem nenhum atacante envolvido em mais duelos aéreos do que ele na competição (260).

Contudo, precisa de melhorar o seu cabeceamento em frente à baliza adversária. Dos seus 19 tiros de cabeça, apenas quatro foram enquadrados com o alvo e desses só dois encontraram o fundo das redes. Não obstante, embora seja óbvia a necessidade de melhorar em certos aspetos do seu jogo, o jogador de 21 anos avaliado em 40 milhões de euros vai ser muito procurado e a Fiorentina vai ter que se esforçar para manter o seu talismã no clube durante, pelo menos, mais uma época.

A julgar pelos seus 6 remates certeiros em 7 aparições em todas as competições até ao momento, não demorará muito até que o nome de Vlahovic seja mencionado entre nomes como Kylian Mbappe, Erling Haaland e Lautaro Martinez.

Em termos internacionais, o avançado já se tornou um dos destaques da sua seleção, com 3 golos em 10 internacionalizações. Com um elenco que tem vindo a disputar constantemente a qualificação para os Europeus e Mundiais nestes últimos anos, é muito provável que o jovem atacante se afirme como a imagem de marca da nova geração sérvia.

Fonte da imagem: Twitter maisfutebol